Blog de Vendas, CRM e Gestão

Programa de afiliados: entenda o que é e como ganhar dinheiro com ele

Escrito por Talita Bernardes | 01/03/2023 03:00:00

O programa de afiliados é extremamente lucrativo, quanto se sabe como utilizá-lo.

Vivemos cercados por influências, e essa estratégia ajuda as empresas e empreendedores a lucrarem.

Você pode estar se perguntando como, certo? 

Visualize esta cena. Suponhamos que esteja procurando um restaurante bacana para comemorar uma data especial com a pessoa que ama. Escolher a opção errada bem no dia extremamente importante para vocês não seria nada legal. Você precisa fazer a escolha certa. Agora, diante desse momento especial e da responsabilidade, imagine dois cenários:

Cenário 1

Você abre seu computador ou celular, vai até o Google, procura A frase “restaurantes românticos para casais”, encontra muitas opções disponíveis, no entanto, você não pode ter a certeza se algum deles é um lugar limpo, se o ambiente é confortável, se o cardápio corresponde com o que gostam, e principalmente, se o atendimento é satisfatório para aquele momento especial.

Cenário 2 

Você comenta com um amigo que está considerando fazer uma comemoração diferente na data especial, ele te descreve muito bem um restaurante italiano que serve uma entrada de queijos e vinhos à vontade, depois te dá opção de uma tradicional massa spaghetti com molho bolonhesa no ponto certo, recomenda o lugar dizendo que tem estacionamento, que o preço é justo e afirma que  tem uma qualidade superior a todos que já foi.

A pergunta que te faço agora é: O que mais vai te influenciar na sua escolha? Certamente a segunda opção. Isso porque estamos vivendo o momento da influência. Ter referências é fundamental para decidirmos o que consumimos.

Quer entender mais sobre o que é programa de afiliados, sistema de indicação e parcerias? Preparamos um conteúdo super interessante para você.

Confira: 

O que é um programa de afiliados? 

O programa de afiliados é uma das ramificações do programa de parceria — empresas, clientes e interessados que manifestam interesse em divulgar e fazer parte da trajetória da marca de alguma maneira. 

No programa de afiliados os clientes se tornam parceiros, fazendo que se crie um sistema que permite que as marcas recrutem e façam parcerias dentro de sua própria base. 

Esses parceiros recebem informações e materiais para ajudá-los a alcançar o objetivo pré-determinado da parceria, e as marcas os recompensam com descontos, brindes e quantias em dinheiro.

Essa estratégia consegue melhorar os relacionamentos com os afiliados, além de gerar leads qualificados sem precisar investir muito. 

Como ele se diferencia de um programa de indicação

Embora o objetivo seja praticamente o mesmo — gerar leads a partir da base e manter os clientes — existe uma grande diferença.

Enquanto o programa de afiliados tem uma tendência em fazer de seus clientes promotores para a marca, blogueiros e influenciadores, o de indicação trabalha em um nível menor, dando pequenas recompensas para quem indica a solução para seu círculo mais pessoal.

Por exemplo, algumas empresas de cosméticos do Brasil trabalham com o programa de indicação, em que a cada indicação que se torna uma venda o cliente ganha uma porcentagem de desconto nas próximas compras.

Enquanto também existem empresas que vendem cursos e usam de seus afiliados para conseguir mais vendas e paga uma porcentagem em cima do lucro. 

Como surgiu esse tipo de programa de parceria?

O programa de afiliados e parcerias não é novidade no mercado. 

Esse tipo de programa de parcerias começou a ser utilizado no fim dos anos 1980 quando William J. Tobim, fundador da PC Flowers e Gifts, lançou e patenteou o primeiro modelo que conhecemos.

No entanto, não foi até a Amazon, empresa global de e-commerce, patentear sua versão, que essa estratégia tomou força.

Quando lançou o programa de associates em 1996, a empresa atraiu um grande volume de interessados, pois os donos de e-commerce perceberam que esse sistema interligava as pessoas e poderia ser lucrativo.

Logo, as pessoas divulgavam produtos e serviços no e-commerce e o dono recebia uma porcentagem bem similar de como funciona hoje em dia.

Conforme a estratégia foi tomando forma, varejistas também passaram a utilizar o Marketing de afiliado, adaptando para sua realidade.

Por que a indicação é importante? 

Hoje em dia já temos o entendimento de que clientes satisfeitos podem trazer vendas com menos esforço do que numa abordagem fria ou utilizando muitos recursos de marketing

Um sistema de vendas baseado em indicações e referências simples pode fazer seu negócio crescer ainda mais.

Esta é não só uma nova forma de obter mais leads, mas de fazer dos seus clientes existentes uma grande fonte de novos clientes potenciais. Embora pareça simples, quase nenhuma operação comercial importa-se realmente em realizar isso de maneira sistemática.

Se você conseguir montar uma rede de indicadores, pode transformar a vendas por referência uma fonte primária de novos leads e aumentar seu motor comercial.

Embora esta seja uma das maneiras novas de conquistar mais clientes, muitas empresas menosprezam ou fazem de uma maneira muito organizada.

E a ideia desse tipo de vendas é fechar novos clientes a partir dos atuais sobre a ideia de fazê-los indiretamente apresentar sua empresa e torná-los mais propensos a decidir pela solução que você construiu.

Muitos vendedores deixam de lado essa realidade porque simplesmente morrem de medo de fazer algo errado. Vivem com receio de pedir uma indicação já que pensam que seu objetivo é fechar um negócio, bater metas e pronto.

Profissionais de vendas temem que solicitar uma indicação coloque em risco a relação e o negócio que fizeram. E acabam por se perguntar qual é o melhor momento para pedir uma indicação ao cliente. 

Bem, o momento mais feliz de uma jornada é logo depois da entrega completa e da nítida satisfação do cliente. Não desperdice a satisfação do cliente.

Quando estamos na fase final de realizar uma compra, as nossas expectativas estão bem altas, uma vez atingidas, geram um bem-estar e podemos aproveitar este momento para crescer nosso negócio mais rápido.

Os benefícios de uma programa de indicação

O mais importante trabalhar com programa de afiliados é poder criar uma empatia maior e gerar clientes com tanta qualidade por meio da confiança alheia. 

Separamos alguns dos benefícios e vantagens do programa de indicação. Confira a seguir:

Clientes apresentam leads 

O programa de leads proporciona uma facilidade na geração de leads qualificados. A empresa consegue ter mais de uma frente na prospecção e conquista de clientes potenciais, isso porque seus afiliados vão ativamente atrás deles.

Quando os afiliados também se concentram em gerar esses leads, a empresa economiza tempo e dinheiro, podendo focar em outras vertentes que também trazem resultados, mas sem perder esse fluxo.

É importante apontar que os afiliados conseguem se tornar figuras de autoridade no assunto em seu círculo, portanto, ao realizar essa ação de trazer leads para dentro do funil, eles serão mais qualificados e terão mais certeza sobre prosseguir com o negócio. 

Fidelização dos clientes

Além de ajudar a trazer novos leads, o programa de afiliados também consegue fidelizar os clientes que já estão na base.

Essa troca em que o cliente faz algo e é recompensado pela empresa, faz com que o consumidor entenda que existem mais vantagens além da solução.

Os benefícios recorrentes que os clientes recebem fazem ele perceber que existem mais vantagens em se manter fiel à empresa do que, eventualmente, sondar e acabar trocando sua solução pela deles.

Claro que o relacionamento e a qualidade do produto ou serviço também impactará na fidelização, no entanto, essa parceria terá seu peso e fará com que o cliente olhe para a empresa de maneira diferente. 

Relacionamento longo com o cliente

Como esperado, o programa de afiliados também assegura para a empresa um relacionamento mais duradouro com o cliente aumentando o lifetime value (LTV) da empresa. 

O bom relacionamento com os clientes pode ser definido como uma troca mutuamente benéfica de experiências e vantagens.

Assista também:

Para que isso seja possível, existem algumas bases, isto é, estruturas, que permitem essa troca e estabelecimento de uma relação duradoura.

Nesse cenário, isso é possível e acontece pelo fato de que a empresa consegue se aproximar ainda mais dos clientes, ouvindo o que eles têm e considerando, de fato. 

É uma troca que acontece não apenas ao oferecer uma parceria ou introduzir o programa de indicação, mas também no nível de confiança, já que a empresa confia o suficiente no cliente para atrair esse fluxo de leads, enquanto o cliente confia na empresa para indicar para seu círculo. 

Populariza a marca

A propaganda boca a boca ainda é muito forte.

Quando olhamos pela perspectiva do cliente, em que ele é bombardeado constantemente com propagandas e campanhas de empresas tentando chamar a atenção dele, ter uma indicação direta, de uma pessoa que confia, é muito mais eficaz, pois a experiência dela terá um impacto na decisão.

Com a reputação construída com base em opiniões de clientes, a marca tem muito mais chances de popularizar, pois são palavras e afirmações de quem conhece a solução e pode falar com propriedade e segurança sobre ela.

É preciso considerar que a qualidade da propaganda, nesse caso boca a boca, é muito melhor do que a quantidade, já que, a probabilidade de influenciar a opinião de uma pessoa a partir de uma review é muito maior do que com um anúncio nas redes sociais. 

Portanto, ao desenvolver esse tipo de programa, a empresa consegue popularizar sua marca. 

Melhora a retenção de clientes

A retenção de clientes é uma série de ações e estratégias que a empresa cria para manter os consumidores na base, os nutrindo e fidelizando de maneira ativa. 

Nem sempre esse conceito está claro, já que algumas pessoas tendem a ligar diretamente a ação de cancelamento. Embora isso também faça parte da retenção, a estratégia é mais ampla e entra em ação a partir do momento em que o cliente fecha o negócio.

O programa de indicação, por exemplo, trabalha nessa frente oferecendo vantagens exclusivas que fará com que o cliente se mantenha na base. 

Quais os tipos de indicação que existem?  

Conheça os tipos de indicações existentes.

Indicação orgânica

Podemos ter uma indicação direta, ou seja, aquele tipo que tem a ver com uma motivação mais de satisfação pelos serviços prestados. É quando, espontaneamente, um cliente resolve falar com outras pessoas sobre os resultados positivos que teve.

Obviamente, este é o tipo de indicação mais valoroso pois é totalmente passivo com o menor esforço de vendas. Uma segunda realidade é o que chamamos de boca a boca. A única maneira de ter esse tipo de indicação é garantir que os clientes sejam sempre bem atendidos e tenham uma satisfação bem evidente.

Programa de afiliados

Há muita oportunidade de aproveitar melhor os canais digitais, as redes sociais e a influência para ganhar indicações.

Um segundo modelo de indicação pode ser por meio de um programa de afiliados bem mais sistematizado e organizado. Ou seja, você comissiona pessoas para ser sua força de vendas diante da sua rede de influência.

É como ter mais um vendedor trabalhando para você, mas dividindo com ele, os riscos e os benefícios da realização das vendas. Esta é nada mais que uma oportunidade que surgiu diante da realidade da internet e como ela mudou as relações do mundo de vendas em todos os âmbitos.

Além de novos canais e diferentes maneiras de engajar o consumidor, conteúdos cada vez mais educativos para seu mercado podem trazer mais autoridade e gerar mais indicações a seus consumidores.

Indicação por influência 

Neste sentido, a utilização de influenciadores — não necessariamente digitais — para criar materiais, conteúdos e gerar indicações é também uma alternativa interessante para ganhar mais notoriedade nos seus mercados e nichos.

Perceba que ser indicado por clientes, redes de interesses, mercados comuns e personalidades de influência podem de fato transformar seu negócio e aumentar sua força comercial: pessoas influentes, geram mais engajamento com públicos específicos, obtendo mais leads e, consequentemente, mais negócios a desenvolver.

Como escolher o programa adequado para se filiar? 

Se filiar a um programa é um grande passo, e é importante cautela para entender qual a melhor opção para você.

Separamos algumas dicas que te ajudarão a escolher um bom programa de afiliados.

Entenda quanto tempo você quer gastar com isso

Se filiar a uma empresa pode demandar muito tempo e esforço dependendo do tipo de solução que ela oferece, já que, algumas precisam de mais investimentos do que outras.

O primeiro passo para entender qual o melhor programa de afiliados é, portanto entender quanto tempo você deseja investir nele.

Atualmente existem programas que demandam metade do horário comercial, enquanto outros podem ser executados de uma a duas horas da sua rotina, portanto, considere a sua disponibilidade.

Estude a plataforma e o produtor

Embora a maioria dos programas de afiliação seja totalmente confiáveis, ainda assim existirão alguns com conduta fraudulenta.

Por isso, é importante estudar sobre a plataforma e o produtor dela, isto é, quem está por trás. 

É estudando a plataforma e serviço oferecido que também se conhece as particularidades dela, o valor de participação e seus prós/contras.

Sem contar que caso seja muito complexa, você pode escolher por buscar um novo programa ou investir o seu tempo e conhecimento nesse. 

Trabalhe com produtos e nichos que você já tem familiaridade

Para vender e divulgar produtos, você precisa antes acreditar no potencial deles.

Escolher trabalhar com produtos ou nichos que você já tenha uma certa familiaridade e acredite, pode ser mais seguro e fácil para você.

Quer dizer que produtos fora da minha zona de conforto devem ser evitados?

Tecnicamente, não.

É importante tomar riscos e investir em algo diferente, no entanto, a probabilidade de confiar e acreditar em produtos e serviços que estão em um nicho que você já tem conhecimento é muito maior.

Sem contar que, conhecendo bem o nicho, você consegue entender quais estratégias e ações são mais atrativas para aquele público e criar algumas interessantes. 

O que é o programa de afiliados do Moskit? 

O Moskit é um CRM focado na gestão de vendas. 

Reunindo todas as vantagens que um CRM entrega para o usuário, o Moskit se destaca por ser uma ferramenta 100% brasileira e desenvolvida com foco nos usuários do país.

Com funcionalidades únicas, que fazem sentido para o mercado brasileiro, o Moskit tem a grande vantagem de se adaptar perfeitamente a qualquer tipo de negócio, pois entende as necessidades dos vendedores e gestores.

O Moskit CRM também oferece integrações, estas que fazem sentido para o usuário e contribuem para que todo o potencial das negociações seja extraído.

Atualmente, o mercado de vendas e softwares de gestão é um dos que mais cresce em todo mundo, portanto, ferramentas como a do Moskit estão em alta e são imprescindíveis para todas as empresas.

O nosso programa de parcerias é focado em empresas e pessoas que trabalham com outras empresas, isto é, no mercado B2B.

O mais interessante é que ele pode ser indicado para pequenas, médias e grandes empresas, portanto indicando amigos e clientes, você ganha em cima do valor da mensalidade.

Quer se tornar um parceiro Moskit? Clique neste link e conheça mais sobre o nosso programa de parcerias.

Mas, antes, indicamos que você conheça mais sobre o Moskit CRM.

Se você está em busca de se tornar um parceiro ou afiliado, precisa saber que o relacionamento é de extrema importância para o desenvolvimento de negociações.

O CRM trabalha fazendo a gestão do relacionamento da empresa com o cliente, armazenando dados e informações relevantes para estruturar uma boa relação e definir parâmetros de qualidade para as negociações.

Um bom CRM consegue elevar a produtividade de vendas, organizar processos, centralizar informações, elevar o número de vendas, fortalecer o relacionamento, personalizar o atendimento e apresentar um histórico de dados estruturados.

Clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito em nossa plataforma..