Se tornar um vendedor de sucesso, é algo que todo profissional de vendas almeja.
Importante começar dizendo que nem sempre o sucesso está atrelado ao volume de vendas e clientes, mas sim as realizações profissionais, marcos e conquistas alcançadas.
O vendedor de sucesso é aquele que sabe tirar o proveito das piores situações, e se sobressair até mesmo nos melhores cenários. Ele não se amedronta diante dos desafios que surgem em seu caminho, já que entende que são eles que vão ajudá-lo a se tornar um profissional mais capacitado e preparado.
Embora seja um status que todos buscam, nem todos conseguem ter a dedicação, habilidades e paciência o suficiente para conquistar esse título.
Pilares do vendedor de sucesso
1. Lealdade com seus consumidores
O primeiro, e talvez o principal, pilar de um vendedor de sucesso é a lealdade com os consumidores.
Um vendedor que não é leal com seus clientes, não pode ser considerado um vendedor de sucesso. Todos os esforços, ações e estratégias criadas em vendas, devem culminar na resolução da dor do cliente, logo é de extrema importância que se seja leal a ele.
O cliente precisa ter a certeza de que não está sendo enganado e de que o vendedor está entregando o melhor negócio possível para ele.
Vendedores que mentem, traem a confiança de seus clientes e empurram negócios não tão satisfatórios para eles, apenas para lucrar em cima da dor do cliente, jamais conseguem ter sucesso, uma vez que a satisfação do consumidor é um dos principais indicadores.
Se o cliente está insatisfeito, é provável que o vendedor não tenha conseguido compreender as necessidades dele ou atendê-lo de maneira satisfatória. Claro, existem exceções, no entanto, eles são um ótimo termômetro.
2. Competência
É comum dizerem que qualquer um pode vender, mas a verdade é que nem todos possuem as habilidades e competências necessárias para essa função.
O vendedor de sucesso sabe que precisa dar o seu melhor para alcançar os resultados que almeja, mas mais do que isso, ele entende que sem esforço e dedicação o resultado não será conquistado.
Nas competências responsáveis do vendedor, separamos as seguintes:
- Domínio das técnicas de vendas;
- Conhecimento dos produtos e serviços;
- Capacidade de persuadir;
- Capacidade de se adaptar e se organizar;
- Habilidades de negociação;
3. Altruísmo
É claro que a profissão de vendas envolve muitas questões comerciais que a empresa deve lucrar.
No entanto, o vendedor de sucesso tem o altruísmo como um de seus principais pilares.
O altruísmo pode ser compreendido como um comportamento involuntário de auxiliar o próximo, que nesse caso é o cliente.
O vendedor de sucesso coloca as necessidades do cliente acima de preço e lucros, embora eles sejam essenciais para o processo continuar rodando. Entretanto, ele sabe que ao atender a dor de seu consumidor todos os benefícios agregados a resolução dela, virão, eventualmente.
É o altruísmo que auxiliará o vendedor oferecer ao cliente o que ele precisa, e não opções não tão eficazes, mais vantajosas.
4. Empatia
A empatia é um dos pilares mais utilizados em vendas, e é claro que ela não poderia ficar de fora.
Conhecida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia ajuda a compreender o que o outro está sentindo, o que, sem dúvidas, é excelente para auxiliar os clientes.
A empatia é uma habilidade fundamental para qualquer tipo de relacionamento; tanto com equipes quanto com clientes. Essa aptidão relacionada à inteligência emocional pode, de fato, ser muito útil para refinar a estratégia de vendas e vendas ou para impulsionar as vendas.
Através da empatia é possível conhecer um pouco mais sobre os clientes, e entender alguns pontos cruciais, como:
- entender as dores e os desafios dos clientes;
- identifique as razões pelas quais ele precisa do produto/serviço;
- estabelecer um vínculo de confiança;
- deixar o cliente em potencial à vontade para compartilhar as informações;
5. Cultura de CRM
O vendedor de sucesso entende que apesar das suas competências e habilidades, ele precisa contar com uma ferramenta que o ajude a otimizar suas vendas.
O CRM é essa ferramenta.
Com o CRM é possível registrar todas as interações que ocorreram entre o vendedor e o cliente, deixando tudo mais organizado.
Por exemplo, o vendedor quando abre seu CRM entende o que deve ser feito durante o dia, para quem ele deve ligar e o que ele deve discutir com aquele cliente, quais e-mails ele precisa enviar, etc;
Dada as diversas funcionalidades, o CRM ajuda o vendedor a planejar melhor suas vendas.
Isso porque ao analisar os relatórios, o vendedor passa a conhecer melhor suas taxas de sucesso, e entende o que deve ser feito para alimentar o seu funil de vendas e atingir os seus objetivos.
Existem muitos sistemas de CRM disponíveis no mercado. As opções vão desde as mais caras até as mais baratas e simples. Mas você já deve saber que não basta ter um CRM de vendas, a solução deve oferecer exatamente o que você precisa, então considere se você e sua equipe utilizarão realmente o software que está sendo analisado.
Com isso em mente, se você nunca experimentou um CRM e não sabe como é sua utilização, na prática, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit, durante 7 dias você pode utilizar a ferramenta e sentir na pele todas as vantagens.