O CRM é uma ferramenta essencial para ter uma melhor gestão do relacionamento com os clientes, inclusive na indústria. Muitas empresas do setor industrial ainda utilizam meios manuais para a gestão de negócios. Nesse sentido, um CRM para indústria ajuda o negócio a ter processos mais gerenciáveis.
A complexidade das vendas industriais exige ferramentas especializadas para gerenciar processos de vendas mais longos, relacionamento com clientes B2B e recompras com especificidade e prazos curtos. Logo, vale a pena saber como escolher a melhor alternativa.
Quer entender como um CRM pode auxiliar as indústrias? Então acompanhe a leitura e conheça as suas vantagens!
Um CRM (Customer Relationship Management) voltado para o setor industrial é um sistema que atende às necessidades específicas de empresas desse segmento.
Ao contrário dos CRMs convencionais, que são mais simples e voltados para pequenas e médias empresas, os industriais têm funcionalidades mais avançadas. Eles são projetados para gerenciar vendas de longo ciclo, em que diversos tomadores de decisão estão envolvidos e a gestão de grandes contas se torna importante.
Essas soluções têm um foco maior na automação de processos, elemento fundamental para o sucesso no setor. Com a personalização, é possível adaptar as ferramentas conforme as particularidades de cada empresa.
Já a automação ajuda a otimizar tarefas repetitivas, aumentando a produtividade da equipe. Embora o Moskit não seja um CRM especificamente desenvolvido para a indústria, ele se destaca por sua personalização.
A plataforma é personalizável e já conquistou clientes do setor industrial que utilizam as suas funcionalidades. Logo, a escolha de um CRM adequado pode resultar em uma melhor gestão de relacionamentos e contribuir para o crescimento do negócio.
Um CRM voltado para a indústria oferece diversos benefícios que impactam o desempenho dessas empresas. Com a adoção de uma solução adequada, é possível observar melhorias na gestão de processos e um aumento nas vendas.
As ferramentas de vendas ajudam a estruturar a operação comercial, resultando em um fluxo de trabalho mais organizado e produtivo. Veja as vantagens a seguir!
A gestão de grandes contas e oportunidades de vendas é um dos aspectos mais valorizados em um CRM industrial. Essa solução centraliza todos os dados e históricos de interação, proporcionando uma visão completa de cada cliente, simplificando processos de recompra ou criando uma jornada para um novo prospect.
Com essas informações, as equipes podem organizar melhor as suas atividades e fluxo de cadência, que é necessário para o sucesso em negociações complexas e longas que caracterizam o setor.
Outro benefício é a melhoria no acompanhamento de propostas e cotações. Com um bom CRM, é possível gerar propostas automáticas e agilizar o envio logo após a reunião de demonstração, evitando erros manuais e agilizando essa fase do processo. Dessa forma, a equipe consegue responder rapidamente aos clientes com informações precisas e relevantes, aumentando as chances de conversão.
A automação dos processos no funil de vendas é um diferencial que pode otimizar a produtividade da equipe de vendas. Com o Moskit CRM, por exemplo, é possível automatizar diversas ações, como a distribuição de leads entre os vendedores e a criação de atividades para cada etapa do funil.
Logo, os vendedores receberão tarefas e contatos de forma organizada, sem precisar fazer intervenções manuais. Outro recurso é a criação de cadências automáticas de e-mails e mensagens de WhatsApp.
Essas cadências ajudam o time comercial a realizar os follow-ups no momento certo, mantendo ativo o relacionamento com os leads. À medida que os contatos avançam no funil, essas automações deixam a comunicação mais direcionada.
Portanto, com o Moskit CRM, você pode definir gatilhos e regras para cada fase do funil, criando um fluxo comercial mais ágil. Dessa forma, o time comercial ganha tempo, enquanto o sistema cuida das tarefas operacionais.
A integração do CRM com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)comuns na indústria é um diferencial. Essa conexão facilita o fluxo de informações entre vendas e operações, fazendo com que todos os departamentos estejam alinhados.
Essa integração é fundamental para que a empresa responda às demandas do mercado e otimize os seus recursos.
Por fim, um bom CRM fornece ferramentas de relatórios e dashboards que auxiliam na previsão de vendas. Com esses recursos, é possível identificar tendências e gargalos no processo comercial.
A análise de dados se torna uma aliada na tomada de decisões, possibilitando que a equipe ajuste as estratégias com base em informações concretas e não apenas em suposições.
Se você está em busca de soluções de CRM para o setor industrial, saiba que o Moskit CRM é uma excelente alternativa. O plano Engagement, por exemplo, funciona muito bem nas demandas comuns em um fluxo comercial da indústria, que costumam utilizar a prospecção ativa.
Com recursos avançados, de envio de e-mails e criação de fluxos ele facilita o sales engagement, o acompanhamento de leads e a nutrição dos prospects ao longo de todo o ciclo de vendas, proporcionando um bom suporte para as equipes comerciais.
Utilizando o Moskit CRM, é possível mapear os processos de vendas da indústria. Com o plano Engagement, as empresas podem otimizar o acompanhamento de propostas e organizar os contatos de forma mais eficiente.
Esse mapeamento ajuda a agregar valor, fazendo com que a equipe saiba o que deve ser feito para maximizar os resultados.
O playbook de vendas ajuda as equipes a trabalharem mais alinhadas e coesas. Ter esse documento automatizado é essencial para que todos sigam as mesmas diretrizes e melhores práticas.
A funcionalidade EasyFlow do Moskit CRM desempenha um papel importante nesse processo. Ele ajuda a definir regras importantes e obrigatórias no CRM, que garantem que a movimentação correta exista entre negócios de uma fase para outra no funil de vendas ou entre diferentes funis.
Com ele, é possível estabelecer sequencialidade entre fases, determinar que um negócio só seja considerado ganho na última fase e gerenciar campos na movimentação entre funis. Logo, todas as informações relevantes serão capturadas e organizadas de forma adequada.
As cadências de automação do Moskit CRM permitem que as mensagens e tarefas sejam realizadas no momento apropriado. Com o plano Engagement, você pode configurar fluxos de trabalho que enviam comunicações personalizadas automaticamente.
Assim, os vendedores estarão sempre em contato com os prospects e clientes, aumentando as chances de conversão em cada etapa do funil de vendas.
A implementação de um CRM para indústria, como o Moskit, pode transformar a gestão de vendas e impulsionar os resultados. Portanto, experimente as vantagens que a ferramenta proporciona por meio do teste grátis no Moskit CRM!