Vender bem é saber contar uma boa história

Vender bem é saber contar uma boa história

No nosso cotidiano somos expostos a um mar de informações.

E com o aumento desenfreado de informações que recebemos diariamente, muitas delas acabam por passar batido, como por exemplo um desconto ou promoção na loja X.

No fim do dia tendemos a lembrar de informações marcantes. Sendo justamente essa proposta do Storytelling em vendas.

O Storytelling

Todos temos histórias para contar, mas a forma que ela nos são apresentadas que as tornam inesquecíveis.

Certamente você tem alguma história envolvendo algum produto ou solução, que apesar das suas ressalvas em relação ao produto, acabou por conferir após uma história marcante.

Assim como uma história contada por amigos, o storytelling tem o papel de se aproximar do telespectador e confidenciar um segredo, atraindo sua confiança.

Essa técnica é muito utilizada na internet por digital influencers, que se utilizam de histórias para promover um produto.

Como produzir um storytelling

Antes de se jogar e começar a escrever um storytelling, que tal checar algumas dicas que vão te ajudar a produzir um ótimo texto.

Linguagem simples: Evite termos muito técnicos, afinal o seu objetivo é atrair o público. Quanto mais simples for sua mensagem, melhor o grau de relação e entendimento.


Personagens fortes: Uma boa história, tem que ter um ótimo enredo e persongens marcantes. Faça os desejos, medos e dúvidas de seus personagens transparecerem. Se preciso se baseie até em conhecidos. Crie um nome para eles. Tente sempre fazer que o seu telespectador sinta algo pelo personagem, nem que seja raiva.

Sensações: Transporte seu telespectador para a cena. O uso de sensações como frio, fome e medo, podem te auxiliar criar uma atmosfera mais real. Não tenha medo de arriscar, o transporte para um local real.

Narração: Fique atento ao tempo verbal e ao tipo de narração que está utilizando. Sempre revise e veja se “nós” não se tornou “eu”, e vice e versa.
Se esforce em deixar tudo “redondo”, com começo, meio e fim. Não pule etapas.

Enredo: O enredo é a alma de uma história. Ao pensar em um enredo, tenha em mente que seu objetivo é transportar o espectador para dentro de sua história. Crie situações reais e reviravoltas marcantes. Brinque com o emocional do leitor. É aqui que você cria sensações.

Quer saber mais?

Desenvolvi um conteúdo bem legal, juntamente com o Eduardo Rodrigues, no nosso quadro Toca o Sino das Vendas.

Clica no play e pega essas dicas quentinhas!

Impacto de um Storytelling

Apresentar sua solução de forma diferente, pode atrair uma atenção a mais.

É fato que as pessoas fixam mais uma história do que uma informações, como você viu com o Toca o Sino.

Mas se você quiser criar um impacto ainda maior, faça nosso teste gratuito no Moskit CRM.