Com a nova onda mundial de influencers, as pessoas começaram a ficar mais críticas em relação aos conteúdos que consomem.

O que é influencer e como funciona esse processo.

Não é anormal conhecer uma pessoa ou outra que foi extremamente influenciada por pessoas que se denominam influencers. Eles nada mais são que pessoas que passam um nível de credibilidade ao ponto de influenciar algo ou alguém.

O grande ‘boom’ de influencers aconteceu por volta de 2010. Na época percebeu ser possível criar conteúdo online, para um público alvo e ganhar em cima disso. Com os ‘youtubers’, em alta e com o crescimento do consumo de conteúdos fora das mídias tradicionais, as empresas viram uma chance de alcançar o público utilizando pessoas.

Por conquistarem o respeito e confiabilidade do público, facilitou passarem a mensagem de peritos no assunto. O que antes era feito por grandes revistas ou canais de televisão, passou a ser feito por pessoas comuns.

O que chama a atenção para os influencers, são as técnicas utilizadas para prender a atenção do público. Usando problemas reais, que muitas vezes não passam de jogada de marketing, os influencers induzem o público para uma possível dor que estavam passando e apontam um produto/serviço que sanou esse problema.

É extremamente comum, ver publicações no Instagram ou vídeos em redes sociais, com esse tipo de conteúdo. Só que avanço nessa área foi tão exponencial, que ultimamente só o fato de uma pessoa influente estar portando um produto ou utilizando um serviço, já causa um impacto no público.

O influencer se tornou uma espécie de guru para o público.

Se tornando um produtor de conteúdo e influencer.

Essa transição que vem ocorrendo, onde as pessoas se tornam maior que uma marca ou empresa, pode ser utilizada para atrair mais vendas. As técnicas utilizadas por influenciadores podem ser aplicadas aos seus clientes e te tornar um influenciador para seus clientes.

O primeiro passo é conhecer com quem se está lidando. Se faça perguntas qual o tipo de conteúdo consumido por seus clientes, e onde eles costumam consumir esse conteúdo. Quando uma mensagem é transmitida por influencer, ela sempre tem objetivo de atingir um público específico. Por exemplo, se o seu público consome textos no LinkedIn, realizar uma transmissão de vídeo no Instagram pode não atrair a atenção deles.

Conhecendo como, quando e o que seus clientes consomem, o segundo passo é começar a produzir conteúdos. Começar compartilhando conteúdo de terceiros apontando sua visão, pode ser positivo. Utilizar a credibilidade de um site ou até mesmo influencer é uma arma muito utilizada para despertar confiabilidade.

Após isso feito, tente aplicar a técnica do problema-dor, aponte um problema que teve. Mas é preciso ter cuidado ao fazer isso. Para atrair a simpatia de quem está consumindo seu conteúdo, você precisa se tornar alguém que realmente esteja passando por um problema.

Não adianta ter um problema e no final agir como se tudo tivesse sido 100% resolvido, pois você é o cara. Mostrar vulnerabilidade chama a atenção.

Se tornando um perito no assunto para o cliente, tudo e qualquer coisa que você porventura publique, se tornará uma referência.

É preciso entender que o público se atualizou, e seus clientes fazem parte dele. Logo investir em novas técnicas e ferramentas, se mostra necessário todos os dias.

Um adendo importante é saber separar o conteúdo profissional do pessoal. Logo se optar por utilizar uma rede social mais aberta, como, por exemplo, o Instagram, seja consciente e não poste nada que possa difamar a imagem virtual que você está construindo.

As redes sociais podem ser perigosas, a meta está além de conquistar novos contatos, você precisa vender.

O mesmo para o LinkedIn ou similar, apesar de ser um ambiente mais profissional, cabe fazer inserções necessárias sobre sua vida pessoal. Quebrar um pouco a imagem profissional e humanizar o profissional do outro lado da tela.

Sem excessos é claro.

Em um vídeo recente no nosso canal, os meninos do quadro Toca o Sino das Vendas sentaram com o Thiagos Reis e bateram um papo super descontraído sobre produção de conteúdos para vendas.

Vale a pena conferir.

Se você quer passar uma credibilidade maior ainda para seus clientes, você tem que começar hoje seu teste gratuito no Moskit CRM.