Se você já utiliza um CRM de qualidade em seu negócio, sabe como a solução pode ajudá-lo a acompanhar metas, organizar equipes e times, gerar relatórios e principalmente, auxiliar na gestão de relacionamento com os clientes de seu negócio. Entretanto, quando falamos sobre absorver dados sobre leads e engaja-los, é importante ficarmos atentos também para a influência do atendimento ao cliente neste processo.

Afinal, o atendimento ao cliente é um dos principais pilares que sustentam qualquer tipo de negócio, seja ele digital ou físico e, para que você possa obter dados e informações da melhor forma para seu CRM, precisará trabalhar em conjunto com seus canais de atendimento.

Hoje, no ambiente digital, o chat online é tido como o melhor canal de atendimento para conversar com visitantes e clientes navegando em sua página, em tempo real. Por isso, está na hora de identificar os benefícios e entender o porquê você precisa integrar um chat online ao seu CRM e como isso pode impulsionar seus resultados.

Nova call to action

Por que o chat online?

Como mencionamos, o chat online se destaca entre os demais canais de atendimento oferecidos no ambiente digital, como o e-mail e telefone. Na verdade, de acordo com uma pesquisa da Econsultancy, o chat atinge até 73% de satisfação dos consumidores atendidos, enquanto este número é 61% no e-mail e apenas 44% para o telefone.

O principal motivo pela popularidade e satisfação com os serviços prestados pelo chat é a velocidade no tempo de resposta, como aponta este infográfico da Invesp - empresa norte-americana que trabalha com otimização para taxas de conversão.  A velocidade do atendimento está diretamente ligada à satisfação dos clientes e também às suas chances de retenção.

Por estes motivos, o chat online é o canal ideal para se integrar ao seu sistema de CRM, visto que através dele, seus visitantes e clientes poderão conversar com representantes em tempo real de forma que todas as informações e insights obtidos durante o atendimento sejam armazenados no CRM.

Conhecendo o potencial do chat online como canal de atendimento online, podemos avaliar alguns de seus principais benefícios ao integrá-lo a um sistema CRM, acompanhe as principais vantagens.

Obter dados dos clientes

Uma ferramenta de chat online profissional conta com recursos projetados para ajudar sua equipe a obter dados dos visitantes e clientes durante uma sessão de atendimento. Isso pode ser feito tanto através do monitoramento de visitantes, quanto pelos formulários de atendimento ou mesmo durante a conversa. Dessa forma, poderá rapidamente preencher sua base com informações como:

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • Redes sociais
  • Número de chats
  • Dados do operador e departamento
  • Informações sobre localização do cliente
  • Histórico de atendimento
  • Página acessada pelo visitante
  • Avaliação do atendimento

É importante mencionarmos ainda que, de acordo com o infográfico mencionado acima, 42% dos consumidores digitais apontam o chat online como o canal preferido para repassar informações de contato, valor muito acima de outros formulários de geração de leads.

Ajuda a otimizar processos de vendas

Para que você possa otimizar seus processos de venda e obter melhores resultados, será necessário trabalhar com uma base de leads qualificados, segmentada a partir das informações obtidas através do atendimento. O chat online facilita a comunicação e permite que seus operadores identifiquem as preferências, interesses e necessidades de cada visitante ou cliente individualmente.

Vale mencionar ainda que o monitoramento de visitantes - um dos principais recursos de um bom chat online - pode ajudá-lo a identificar pessoas que estão retornando à sua página e também pode ser utilizado juntamente aos convites proativos para abordá-los através de mensagens personalizáveis.

Melhora o desempenho de sua equipe

Em conjunto com seu sistema de CRM, o chat online pode melhorar o desempenho e eficiência de sua equipe ao permitir o rápido acompanhamento das informações, especialmente no que diz respeito ao histórico de atendimento ou mesmo histórico de compras de um lead.

Especialmente caso você já utilize soluções de e-mail e comunicação dentro de seu sistema de CRM, garantir que seus demais canais de atendimento sejam integrados em uma única plataforma lhe permite oferecer uma experiência de atendimento omnichannel, onde sua equipe pode acompanhar um visitante independente do canal utilizado por ter acesso a todos os dados de atendimento em uma única plataforma.

Pode ser utilizado para comunicação interna e auxilia na gestão

Um CRM robusto lhe permite organizar suas equipes e distribuir tarefas entre seus integrantes, enquanto isso, uma plataforma de chat online pode ser utilizada pelos seus próprios colaboradores como um canal de comunicação interna, seja entre indivíduos ou setores.

Além disso, uma plataforma de chat online robusta também permite a avaliação do atendimento prestado, por parte dos clientes. Dessa forma, você poderá também armazenar dados sobre o nível de satisfação com cada representante e identificar problemas antes que eles possam afetar múltiplos clientes.

Como integrar um chat online ao CRM?

Se você achou interessante a ideia de armazenar suas conversas com cada contato dentro de seu sistema de CRM, ficará satisfeito ao saber que o Moskit permite integração ao JivoChat, uma excelente solução de chat online para seu negócio, com convites proativos, formulários de atendimento e muito mais.

O procedimento é realmente muito simples, basta seguir este guia e unir as forças das duas ferramentas para otimizar seus serviços e oferecer uma experiência exclusiva aos seus clientes. Ainda não tem certeza se seu negócio poderia se beneficiar com esta integração? Então não deixe de conferir os principais sinais que indicam a hora de investir no chat online, o canal de atendimento projetado para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes!

Teste grátis

Publicação por Davi Peyroton, da JivoChat.