O mínimo que você precisa saber para ser um bom gestor de vendas

O mínimo que você precisa saber para ser um bom gestor de vendas

Lá vamos nós mais uma vez falar do papel do gestor. O fato é que ele não consegue ter seu sucesso sem seu time. E os vendedores estariam perdidos sem seu gestor.

O gestor é o cara que fica na linha de frente. Ele precisa atender as altas expectativas da sua equipe, mas também da liderança.

É a muro que suporta tudo. Diante da infinidade de problemas que podem surgir durante todo o processo de vendas, se tem alguém que nunca pode fugir da raia é o gestor. Todo mundo espera que ele saiba lidar com todas as possibilidades de situações.

Não importa se você é um gestor ou não, uma coisa você pode ter certeza, esse cara é fundamental no processo como um todo. É ele que faz todo o gerenciamento entre pessoas, processos e produtos.

Este é o cara que precisa dominar do gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Os pequenos detalhes são importantes

Fazer uma boa gestão de relacionamentos com os clientes está para além do CRM, mas não existe maneira melhor de conhecer seu cliente do que através da tecnologia.

Cada cliente precisa ser compreendido pelo seu vendedor, por esta razão, quando você tem em mãos todos os dados importantes sobre o comportamento, os registros de atividades, as conversas e negociações e os relatórios de desempenha, você passa a melhorar também a maneira como gere a expectativa do cliente. O CRM é uma ferramenta eficiente e capaz de alinhar resultados e propósitos entre vendedores e clientes.

Uma segunda condição é que cada vendedor tende a sentir-se mais guiado quando tem informações importantes sobre seu processo comercial. Além de desenvolver mais segurança, também capacita melhor o olhar sobre as prospecções, sobre a relação comercial e porque não aumentar a visão de alcance comercial.

E por fim, cada gestor tem a responsabilidades de realizar o acompanhamento mais aguçado de todo esse processo. O gestor que é capaz de saber exatamente qual passo dar em direção dos resultados tem obviamente uma vantagem comercial poderosa. Neste sentido, o CRM não é apenas uma maneira de registrar dados, mas sim de promover a inteligência comercial.

Ser gestor é ser capaz de antecipar tudo

A coisa funciona assim, caso a equipe de vendas identifique uma dificuldades de prospecção, de relacionamento, de acompanhamento ou qualquer outra coisa com o cliente ou com o seu desempenho, no seu CRM fica mais fácil e preciso remediar ou auxiliar as áreas cinzentas que o impedem de ter uma performance bem melhor.

A facilidade está para além de ferramentas usuais e recursos práticos como rechamadas, agendamento e atendimentos automatizados, lembretes de acompanhamento, mas também de promover uma olhar mais aguçados de outras perspectivas.

Tudo acontece na empresa e envolve vendas precisa estar a seu favor, é esta a grande força que a equipe de vendas precisa ter: Ser cirúrgico, preventivo e rentável.

Se você é um gerente de vendas, você precisa ter em mente que sem um CRM, tudo pode desabar com muita facilidade.

Sinta-se seguro e confortável para gerir

Quando falamos de render mais em vendas, não estamos apenas falando de conseguir mais clientes, mas sim de aprender a organizar os dados deles e fazer uma leitura prévia para sentir-se seguro diante dele.

Não adianta conseguir contatos, encher o pipeline de clientes, angariar um número absurdo de leads, mas não ter a condição de aproveitar isso tudo de maneira mais prática, rápida e eficiente.

Não vá para sua venda cego. Quando falamos de prospecção e fechamento, muita gente não faz a mínima ideia de como está a status de todos os seus clientes. Esse pequeno detalhe provavelmente gera um impacto tremendo nas vendas.

O mínimo que um gestor precisa saber para fazer uma boa gestão é não pular cegamente no processo comercial e nem deixar seus vendedores sem saber o que estão fazendo. Evite ligações frias, perda de tempo útil e listas de prospects com baixa aderência a seu produto.

Agora, saiba que fazer isso sem um CRM é exatamente como dirigir em uma rodovia sem enxergar um palmo do que está a frente. Garanta pelo menos o mínimo de condições para sua equipe e faça com que eles permaneçam engajados em todos os negócios. Elimine equívoco, desorganização e a falha humana e já estará bem mais capacitado para gerir uma equipe com mais resultados.

Apenas tente ser melhor do que é e fazer mais do que faz hoje. Não perca mais tempo perdendo oportunidades que podem mudar a maneira como você faz gestão e como concretiza seus resultados.