Networking eficiente, negócios possíveis.

Networking eficiente, negócios possíveis.

Distribuir cartões em eventos sociais. É isso que, pelo menos, a maioria das pessoas acredita ser a tarefa de fazer networking.

Apesar desta ser uma das maneiras mais importantes de conhecer pessoas a aumentar o círculo de contatos, é possível ter outros métodos de aumentar sua rede de relacionamentos.

Todo vendedor deveria se preocupar em construir um networking que seja eficiente e que possa ser capaz de converter relações em vendas. Um bom networking é ter a pessoa certa na hora certa.

Mesmo que hoje tenhamos muitos contatos por causa das redes sociais, ter apenas diversos grupos de contato não é suficiente. Networking pode ser online ou offline, mas é um exercício necessário e pode ser um bom modo de transformar relacionamento em venda.

Levando em consideração que vender é estar diante de uma confiança, ter bons contatos e desenvolver relacionamentos com eles é o fundamental para fechar mais negócios.

Cara de pau e mão na massa

Como abordar uma pessoa em um evento? Ser vendedor é aprender a não ter vergonha de chegar e conversar. O importante é ter sempre em mente que cada conversa que você se força a fazer pode ser uma nova oportunidade de entender como você pode ajudar uma pessoa.

No entanto, apesar de normalmente essas abordagens serem em eventos focados em vendas, é preciso cautela e tentar uma aproximação pessoal, discreta e sem artificialidade.

É claro que a cabeça de vendedor sempre está pensando em converter oportunidades em negócios, mas lembre-se que mais importante que fechar na hora é ser capaz de extrair as dores, entender as oportunidades e gerar um relacionamento.

Como abordar no Linkedin?

Eu sempre recebo mensagens genéricas de pessoas quando alguém pede para se tornar uma conexão comigo.

Embora pareça que a pessoa está tentando criar um relacionamento, não é elegante começar uma conversa falando sobre si, sobre sua empresa, enchendo a pessoas de links clicáveis ou com gatilhos para catálogos, formulários ou sites corporativos.

Fui vítima de uma abordagem genial outro dia. Um dos meus contatos havia me estudado. Ele chegou falando sobre meus textos, sobre a capacidade que eu tenho de realizar muitos projetos ao mesmo tempo e me perguntou como faço para me organizar.

Achei mesmo que seria interessante responder aquele rapaz e comecei a falar sobre isso. Ele parecia querer aprender comigo.

Depois de muito bate-papo, ele me mostrou um sistema que ele vendia para organizar ideias e montar projetos de maneira gráfica. Depois que confiei nele, cheguei até a usar a ferramenta por um tempo.

No LinkedIn, evite mensagens automáticas que deem na cara o velho ctrl c+ctrl v.

O mais importante sobre networking

Não podemos esperar com que a vida nos empurre para as pessoas certas. Quem quer desempenhar melhor em vendas e na construção dos seus networking precisa agir ativamente.

Se você é tímido e tem dificuldade de iniciar conversas, aprenda que todo mundo gosta de falar sobre si. Começar uma conversa ouvindo pode ser não só um bom meio de fisgar pessoas, mas também de apurar informações essenciais para encontrar um gatilho real. Este é o erro de muitas pessoas, focar muito em falar sem parar.

Faça questão de inscrever-se em eventos do seu setor e forçar-se a frequentar esses encontros não para falar sobre si, mas para aproximar-se de profissionais que possam ter interesses mútuos. Descubra como elas percebem o mercado em que ela atua, puxe assunto sobre como é o dia-dia delas.

Conheça pessoas e as ajude

O modo mais eficiente de vender hoje em dia é encontrar uma maneira de ajudar pessoas - de preferência de maneira mútua - e criar parcerias que resultem em soluções para ambos.

Não vá construir um networking com a cabeça de que precisa vender algo sempre. Faça questão de adicionar na sua agenda realizar contato contínuo e respeitoso com pessoas-chaves que possa ter conhecido. Use sempre um gatilho fora do trabalho. Costuma funcionar bem.

Resumidamente, aprenda a evitar os “nãos” para convites, pergunte às pessoas como é o melhor jeito para conectar-se a ela, comunique-se com a maior clareza possível sem prolongar-se, esteja sempre presente para não causar o mal-estar de ser visto apenas como alguém “aproveitador” e jamais menospreze pessoas pela aparência.

Seja prático, quando for apresentado a pessoas que podem se tornar suas leads, tenha em mão sempre uma maneira de cadastrar seus dados para que possa realizar um contato posterior.

O CRM é uma otima maneira de registrar infomrmações que podem ser um gancho enorme para uma próxima conversa de negócios.