Você está careca de saber que os consumidores mudaram a maneira de perceber a realidade dos produtos. Está mais que claro que eles já não compram da mesma forma que compravam antes, certo?

É claro que você já deve ter notado esta realidade durante seu dia-dia com os clientes, mas pode ser que ainda não tenha parado para pensar realmente sobre isso com uma seriedade necessária. Se os consumidores mudaram, vender do mesmo jeito é realmente a pior escolha.

Quando falamos de vender de maneira mais efetiva, estamos falando de não só entender que o comportamento se transformou, mas principalmente andar em direção de renovar seus modelos de negócio e principalmente remodelar processos e procedimentos de vendas.

Não importa o tamanho do seu negócio ou a maturidade em que você se encontra neste estágio, para garantir crescimento, mais faturamento e principalmente ter a convicção de que você esteja atendendo a demanda desse novo consumidor e oferecendo aquilo que ele deseja do jeito que ele quer e no tempo que ele precisa, você tem que evoluir para uma mentalidade de inovação.

Algumas ideias precisam estar clara para qualquer um que participa ou até mesmo faz a gestão comercial de qualquer tamanho e nível.

Você não é mais o principal

Se a internet mudou o comportamento do consumidor, isso quer dizer que acabou por empoderá-lo e emancipá-lo para encontrar por si só as melhores oportunidade e soluções para suas dores. Isso também quer dizer que a decisão de compra pode acontecer antes mesmo do seu produto surgir para ele ou seu vendedor abordá-lo.

Você não pode ser só o intermediário

Vender já não é mais ser um intermediário entre um produto e um cliente. Vender passou a ser uma maneira do cliente percebe valor. Hoje, há muito menos de persuasão e muito mais de relacionamento dentro da realidade de vendas. Não é que o cliente está mais exigente, ele quer mais atenção e dedicação.

Você não pode mais ser o cara chato

O papel do vendedor já não é mais aquele cara que precisa o tempo inteiro ser insinuante, propagandista, mas ele precisa sim ajudar o cliente de maneira mais consultiva e auxiliar na hora de decidir a melhor solução para a necessidade dele.

Você não pode ser só o fechador de contrato

As vendas tornaram-se não mais um processo totalmente único de fechar contratos, agora o vendedor precisa também ter o cuidado de assegurar que o sucesso do cliente tenha também um papel fundamental.

Nenhuma venda pode acontecer simplesmente pensando na aquisição do produto ou serviço pelo cliente e pronto. A sua melhor métrica de vendas é conquistar os resultados do cliente. Assim, uma única venda pode se transformar não só em mais delas, mas também criar comunidade embaixadoras da sua empresa ou marca.

Você precisa relacionar-se mesmo com o cliente

A frase clássica: “Pessoas compram de pessoas, não de empresas” faz mais sentido do que nunca. Negócios inteiros estão hoje dependendo de criação de pontes e relacionamentos entre pessoas. Não adianta ter um bom produto, mas não ser capaz de criar nos vendedores uma cultura do relacionamento com o cliente. Se atingirmos os decisores com precisão e empatia, teremos uma boa parte das negociações realizadas com sucesso.

Você tem que render-se a tecnologia

Não é possível mais ficar longe da tecnologia. Ela já ocupa uma gigantesca parte dos resultados de impacto nas vendas. Por isso, é fundamental escolher ferramentas e métodos para aumentar a produtividade, criar facilidades e visões mais abrangentes da realidade de mercado em que se está.

Passar tempo investindo em novas possibilidades pode trazer um amadurecimento para sua gestão. É preciso testar ferramentas, processos, abordagens e modos de negociações comerciais para chegar a uma realidade que funciona bem dentro do seu mercado.

Você tem que admitir que precisa de ajuda

Aprenda com quem já faz isso a um bom tempo, tire suas dúvidas sobre como gerenciar seus contatos, preparar um pipeline de vendas eficiente e saiba como identificar métodos de abordagem comercial ideal para o seu time de vendas.

Peça ajuda para quem já potencializou muitas empresas a aumentarem seus resultados.