Modelos de Mensagem - Como garantir um bom atendimento pelo Whatsapp?

Modelos de Mensagem - Como garantir um bom atendimento pelo Whatsapp?

Hoje cedo quando cheguei no escritório, fui pegar um café. Na espera da máquina entregar minha caneca, perdi as contas quantas vezes abri o Whatsapp.

Inúmeras mensagens, logo às 08:10 da manhã. Clientes pedindo orçamento, esclarecendo dúvidas, indicações, e grupos de networking com vários clientes em potencial.

Não é segredo que o Whatsapp é o app social mais usado no Brasil. Atender clientes por ele também tornou-se comum, já que agiliza bastante a solução de problemas e é uma forma de aproximar você do seu prospect.

Contudo, muitas pessoas erram na forma de garantir um bom atendimento no app, principalmente por ser algo que exige uso diário. Falar de forma errada com o cliente ou mandar imagens desnecessárias podem gerar um certo desconforto por parte do cliente e acabar prejudicando a imagem da empresa.

No entanto, como o Whatsapp é um canal de conversa mais informal, é compreensível o cliente achar que você vai tratá-lo da mesma forma que ele conversa com os amigos

Com todos os prós e contras que encontramos diariamente no uso do Whatsapp, fica difícil ponderar a melhor forma de utilizá-lo.

Vale a pena usar o WhatsApp no meu atendimento diário?

Faz tempo que estamos nos perguntando sobre isso, e a resposta é: depende da sua estratégia.

Se você for tirar sempre dúvidas de seus clientes por whatsapp, perderá métricas de quantos atendimentos, NPS, tudo que está sendo trabalhado, já que esse app não é focado em atender demanda de suporte.

Porém, para um setor de vendas, que precisa ter um contato mais direto com o cliente, garantir a aproximação da lead com a empresa é uma forma excelente de garantir um bom engajamento inicial. Mas é importante não deixar esse como o único canal de comunicação com o cliente, principalmente para não perder históricos.

Como vou garantir um bom engajamento do meu cliente por WhatsApp?

Essa é fácil. Um cliente satisfeito é aquele que tem um atendimento rápido e assertivo. Mas garantir isso não é assim tão simples.

Saber priorizar as respostas dos clientes e direcionar os “mal-acostumados” ao seu canal central de suporte é importante. Só que não precisa ser de forma grosseira ou ignorando o cliente.

Criar formas de atendê-lo, como mensagens padronizadas podem facilitar bastante. O tempo que irá economizar deixando recados pré-definidos garante a você que tudo saia de acordo com as caracteristicas da sua empresa.

Modelos padrões de mensagens

Abordagem de vendas - Nem sempre sabemos como falar com o cliente logo de início. Por isso, ter uma mensagem padrão para garantir que seu cliente possa ser bem atendido, independente do grau de dificuldade da negociação, é uma boa estratégia para não se perder, quer ver só?

Olá, tudo bem? Meu nome é Pedro Chitero. Vi que está interessado em nosso produto e gostaria de explicar mais a respeito dele. O que me diz?
Caso não queira responder pelo Whatsapp, sem problema, meu e-mail é pedro@moskit.com.br, estou a disposição se tiver alguma dúvida.
Abraços!

Uma outra forma de usar o Whatsapp é fazer Follow-Ups de acompanhamento com seu cliente caso ele esteja num período de teste em seu sistema, procurando documentações e analisando propostas. Essa é uma forma simples e rápida de mandar um “Olá” e garantir que não será esquecido por ele.

Oi, tudo bem? Gostaria de saber como está o andamento do [assunto]. Estou a disposição se você tiver alguma dúvida, ok?

Se preferir, pode me ligar no [seu telefone] ou mandar a mensagem por aqui mesmo.
Estou a disposição.
Até breve!

Conseguiu agendar uma reunião com seu cliente? Boa! Agora não pode deixar ele esquecer. Com isso, crie um pequeno lembre, para ele não se esquecer de você:

Oi, tudo bem? Só passando para avisar que no dia [data agendada]. Nós teremos nossa reunião sobre [assunto da reunião].
Se houver algo que eu possa adiantar, não hesite em me dizer.
Abraços!

Para finalizar, existem aqueles clientes “mal-acostumados” que depois de fechar algum plano com você, vai querer sempre um suporte privilegiado pelo Whatsapp. Eu até entendo o ponto de vista del, mas você precisa tentar transferi-lo para seu canal de dúvidas verdadeiro. Já que pelo Whatsapp, certamente terá dificuldades de atender toda a demanda de clientes.

Olá, tudo bem? Legal, entendi sua dúvida. Porém, por aqui ficará muito difícil de nós te ajudarmos.
Nosso pessoal do suporte está disponível para você [meio de suporte da empresa], eles tem total capacidade de resolver isso rapidinho.
Pode consegue entrar em contato com eles por lá?
Espero que entenda.
Um grande abraço!

Viu? É simples de criar interações com seu cliente pelo whatsapp, levar ele a outro nível de engajamento. O importante é deixar tudo preparado para quando ele vir até você.

Como eu crio mensagens padronizadas para o Whatsapp?

Se você é usuário do Moskit e acha que tudo o que falei ali em cima faz sentido, é hora de personalizar seus modelos de mensagens.
Para fazer isso, basta ir nas Configurações do seu CRM. É aquele botãozinho de engrenagem no canto inferior esquerdo.

Ali você vai encontrar a opção Modelos de mensagens. Agora é só aplicar algumas dessas dicas em seu CRM

Ao abrir contato do seu cliente, veja o ícone do Whatsapp no canto esquerdo, na frente do telefone. Ao clicar, a opção de iniciar uma conversa com ele irá aparecer e também a de seleção dos models de mensagens que foram criados.

--

Aproveite e ganhe mais tempo, dê o seu melhor para atender o cliente. Assim, garantirá uma venda de sucesso.

Se você ainda não conhece o Moskit, faça um teste grátis agora mesmo.