Quem quer ter bons resultados precisa unir forças! Por isso, integrar a Geração de Conteúdo e Vendas é primordial. Saiba mais no post de hoje.

O ano é 2018. Você com certeza passa as noites em claro com a sua xícara de café procurando por novas técnicas de venda, cases de empresas que triplicaram as suas receitas e livros das grandes personalidades do mundo dos negócios.

E se eu te contasse que a fórmula para vender mais está bem diante do seu nariz? Há algo em comum nos discursos de Camila Porto e Érico Rocha: a geração de conteúdo.

Seguir as velhas receitas de bolo já não garantem bons resultados em vendas. Algumas vezes não garantem resultado algum. Por isso, Marketing de Conteúdo é tão relevante para Vendas atualmente.

Duvida? Então me permita mostrar por que a Geração de Conteúdo deveria ser a pauta da sua próxima reunião de Marketing e Vendas.

O ringue atual: Marketing Tradicional vs. Marketing de Conteúdo

Há muito tempo atrás, numa Galáxia muito distante, existia a internet discada. E antes de surgir o Orkut, Fotolog, MySpace, quem queria ser ouvido nessa grande imensidão chamada internet montava um site ou blog.

Essa era uma forma genuína de mostrar o próprio ponto de vista sobre diversos assuntos sem censuras.

Quem tinha algo interessante a dizer, conseguia atrair um público de leitores fiéis. Assim começou a geração de conteúdo na internet, por pessoas comuns que tinham algo relevante para transmitir.

Basicamente, através de textos.

Com o crescimento dos motores de busca, principalmente o Google, os sites e blogs começaram a crescer em audiência e importância.

E cada vez mais as pessoas passaram a gastar mais tempo na frente do monitor do computador do que da televisão. Fato é que a audiência de TV caiu 38% nesses últimos 10 anos.

Claro, o Marketing Tradicional tem suas vantagens. Ainda não temos um país 100% digital e só a mídia tradicional tem a capacidade de chegar em algumas regiões do Brasil.

Entretanto, no geral, é um tiro de canhão que pretende acertar uma mosca. O Marketing de Conteúdo, feito sob encomenda para o público alvo, acerta com precisão. Enfim, com todo o trocadilho que cabe aqui, acerta na mosca!

O processo de vendas tradicional já não é o mais eficaz

Tradicionalmente, a venda ficava nas mãos do vendedor. Quem tinha uma boa experiência e sabia ler o cliente, fechava a venda.

Mas com a internet, tudo mudou. O vendedor não detém mais o poder nem a visão além do alcance. Quem quer algo vai primeiro na internet. O foco das vendas mudou. Antes o vendedor era focado em fechar o negócio, agora o foco deve ficar na descoberta.

Um bom vendedor vai saber atrair o cliente durante essa descoberta. Qual o melhor carro do ano? Ainda vale a pena comprar um desktop ou melhor investir num notebook? É aí que você tem que começar a atuar.

Agora faça um exercício e pense no processo de vendas da sua empresa e onde os vendedores estão atuando.

Pensou?

Seu time comercial envolve somente a última ponta, quando é hora de fechar negócio ou desde o começo, auxiliando a equipe de Marketing com dados e informações relevantes?

Como a Geração de Conteúdo resolve as dores de cabeça do time comercial?

Segundo o DemandMetric, o Marketing de Conteúdo custa 62% mais barato que o Tradicional e gera o triplo de leads.

Imagine ter um sistema que funciona 24h por dia para você, captando contatos que de fato estão interessados no seu produto ou serviço?

Por exemplo, você está aí pensando nas férias enquanto trabalha até tarde. Você passará a mão no telefone e ligar para um agente de viagens às duas horas da madrugada?
Mais fácil abrir o Google e digitar um destino do seu interesse e ir pesquisando.

Daí você topa com um blog que tem altas dicas e imagens surreais do lugar e percebe que é um blog de uma agência. Como quem não quer nada, você preenche uma caixa pra receber mais dicas e promoções! Pronto!

O conteúdo começou a vender por você.

É assim que o Marketing de Conteúdo atua. Ao invés de uma ação pontual, o que é produzido fica online o tempo todo, atraindo as pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Sabendo como atrair os consumidores, é mais fácil colocar os pingos nos is e estabelecer os passos de venda e o SLA a ser seguido pelas equipes.

Além disso, o Marketing de Conteúdo ajuda a contornar as objeções de venda, já que com ele é possível entender o cliente, seu momento de vida e suas expectativas para oferecer o acordo certo na hora certa!

As métricas do Marketing de Conteúdo

Outra grande diferença entre o Marketing Tradicional e de Conteúdo é a mensuração.
Você consegue me dizer quanto tempo uma pessoa ficou olhando um outdoor ou propaganda na revista?

Pois bem, com o Marketing de Conteúdo você pode medir se a pessoa gostou do que leu, se interagiu, como interagiu etc.

Ou seja, você passa a conhecer seu cliente a fundo. E conhecer bem nosso público, além de alcançá-lo no momento certo, é primordial para fazer mais e melhores vendas!

Métrica de consumo, retenção, compartilhamento, engajamento e leads só são possíveis com a Geração de Conteúdo. Saber quantos leads que já estão na sua lista interage com o seu conteúdo ajudará a descobrir quem está mais propenso a fechar negócio, por exemplo.

Saber quais os conteúdos geram mais cadastro de leads também é uma ótima ferramenta para ajustar o Marketing. Sem contar que com todas as métricas unidas é possível descobrir o ROI de cada conteúdo e investir onde de fato dá resultado!

A melhor forma de implementar a Geração de Conteúdo

Enquanto no Marketing Tradicional o maior investimento é em produzir e veicular peças, aqui é preciso investir certo em quem vai produzir o conteúdo. E manter uma equipe interna para isso pode encarecer muito o processo.

A beleza do século XXI é flexibilizar o acesso a profissionais especializados. Pra que você vai contratar uma equipe gigante com redatores, editores, designers, programadores, gerentes, gastar tempo treinando todo mundo e deixar que isso impacte nos seus resultados?

Meu irmãooooo, seria um baita desperdício!

Com uma ferramenta de Gestão de Produtores de Conteúdo, como a Contentools, que o nosso Gerente de Conteúdo utiliza aqui na Resulttado, você consegue ter o bônus, sem o ônus!

Você não vai estudar Medicina, caso precise fazer uma operação, certo? Então deixe os especialistas cuidarem do Marketing de Conteúdo enquanto você gerencia os resultados

Leituras Recomendadas

Eu sei, eu sei. O post ficou enorme e, se eu fiz meu trabalho direito, você está com várias curiosidades na sua cabeça.

Agora você quer virar o Mestre Jedi do Marketing de Conteúdo e fazer as vendas subirem mais que o dólar!

Então vou deixar três recomendações de leitura que vão te ajudar a entender melhor tudo isso. O primeiro é o “Marketing de Conteúdo Épico”, do Joe Pelluzzi, o segundo “Marketing de Conteúdo, a moeda do século XXI”, do Rafael Rez e por último “Marketing 4.0. Do tradicional ao digital” de ninguém menos que o pai do Marketing, ele mesmo, Philip Kotler.

Espero que eu tenha feito você enxergar as possibilidades. Uma estratégia de Marketing de Conteúdo, ao contrário do que muitos possam te dizer, é um processo contínuo.

Não é algo que vai trazer resultado em vendas em pouco tempo, mas com certeza, vai estabelecer uma audiência própria e constante para a sua equipe de vendas.

E o que você acha de contar com a Resulttado para avaliar o conteúdo do seu site ou blog? Conte com a nossa Consultoria de Marketing Digital, descubra o que você pode melhorar e ganhe insights personalizados. Até a próxima e qualquer dúvida, conte comigo.

E o que você acha de contar com a Resultado para avaliar o conteúdo do seu site ou blog? Até a próxima e qualquer dúvida, conte comigo.

Publicação por Alison Lima, da Resulttado.