O que o gestor precisa pensar na hora de escolher um CRM de responsa

O que o gestor precisa pensar na hora de escolher um CRM de responsa

Você deve estar naquele estágio que sabe que precisa ter mais maturidade no seu processo comercial para avançar em resultados de vendas.

No entanto, você ainda tem dúvida se é um bom investimento trazer a ferramenta certa de CRM para seu time a fim de organizar e ter um banco de dados de comportamento de clientes, poder registrar e consultar um histórico de relacionamento com ele e ser capaz de enxergar nitidamente seus resultados importantes.

Eu sei que você pode estar tendo dificuldade para escolher uma ferramenta de CRM que faça sentido para sua operação comercial, que esteja comprometido em fornecer um engajamento com sua equipe e entregar valor e inteligência comercial.

O fato é que tudo vai depender do objetivo, valor de investimento e características de cada software.

Antes de tudo, vamos entender como funciona o seu comercial?

Talvez a sua confusão na hora de escolher seja porque quanto mais você pesquisa mais você fica em dúvida. A verdade é que nem todo CRM é para todo tipo de empresa.

Aqui no Moskit, sabemos que nem todos os clientes do mundo estão preparados para utilizar a nossa ferramenta. Não por causa dela em si, mas porque cada mercado tem uma característica específica e o software precisa ser capaz de entregar exatamente a necessidade que o cliente tem.

Mas como entender qual é o tipo de CRM ideal para meu processo comercial? Bem, para isso desenvolvemos uma maneira de diagnosticar quem está dentro do círculo de resultados ou não.

O conceito clássico de retina comercial atravessa a possibilidade de enxergar com uma visão mais abrangente a parte comercial de uma empresa. Isso quer dizer ter um olhar mais cuidadoso para os números, mas também para pessoas da sua empresa.

Entendemos, depois de muita experiência no mercado, que não adianta oferecer ao cliente somente um novo software, mas temos que acompanhá-lo em seus resultados.

A Retina comercial entende não somente em que momento você está da sua empresa como também foca em entender como, de fato, capacitar e treinar pessoas para isso.

Por esta razão, entendemos que nem todas as empresas têm o mesmo estágio e precisam de atenção específica. A Retina comercial oferece uma visão 360 graus das ações e das rotinas de um time de vendas.

O barato vai sair caro

Existe no mercado muitas opções de CRM, existem diversas soluções para todos os tipos de times, gosto e necessidades. No entanto, quero apenas oferecer para você algumas novas provocações que podem te ajudar.

A coisa mais comum no mundo de software é ter empresas que oferecem serviço gratuito. É cilada, Bino. Explico.

Uma coisa é a gente falar de testar ferramentas gratuitamente por um tempo para enxergar se ela é uma ferramenta adequada para rodar dentro do comercial, outra coisa é oferecer um CRM gratuito para como uma maneira de atrair cliente, mas não oferecer acompanhamento e nem capacitação.

Essa sim é uma economia de dinheiro que vai custar caro no futuro. Se você é realmente um vendedor ou trabalha com times de vendas, sabe que a lógica de atrair clientes simplesmente pelo preço sempre resulta de maneira errada.

Pense bem: Qual é o nível de atenção que você terá se o retorno é mínimo? Você colocaria o foco do seu time em clientes que não lhe rendem ou naqueles que te ajudam a melhorar seu produto?

CRM grátis é apenas uma maneira de atrair clientes e procrastinar uma cobrança futura. Além de ser um desastre no feedback.

Não adianta comprar, tem que acompanhar

De que adianta ter um software se não consegue engajar equipes e mensurar resultados que precisam? Qual é a lógica do vendedor usar uma ferramenta de CRM que não faz o que ele precisa e não apoia ele no dia a dia?

Este é o papel da inteligência comercial. Não compre uma ferramenta meia boca para seu time apenas para cobrir um buraco. É exatamente assim que vai fazer como que eles não engajem.

No futuro, quando você precisar de uma CRM de gente grande, e perceber que seu CRM meiano não lhe atende, será tarde demais para convencer o time em realizar uma gestão madura baseada em dados, resultados e performances.

Escolha o CRM ideal desde o começo para não ter que fazer sua equipe passar por uma experiência ruim. Isso será irreversível.

Um pequeno diagnóstico rápido

No fim das contas, quero te oferecer uma pequena análise do que considerar antes de escolher uma ferramentas de CRM. Apenas reserve dois minutos para pensar sobre isso:

  1. A ferramenta que escolheu otimiza o dia-dia dos vendedores?
  2. O CRM combina vendas com inteligência comercial?
  3. O CRM entende que marketing e vendas têm realidades e usabilidades distintas, apesar das necessárias integrações?
  4. O CRM tem uma politica de fast click adequado e ágil para o mercado de vendas?
  5. Existe um onboarding real e preocupado com os resultados concretos da sua empresa?
  6. As integrações são completas com tecnologias que você necessita?
  7. O CRM usa e confia na própria ferramenta deles para lhe atender?
  8. O CRM demonstra entregar uma ferramenta a sua altura?
  9. O CRM te oferece serviço gratuito com garantias necessárias?
  10. O CRM interage com diversos mercados e tem um know how dos melhores profissionais da área?
  11. Qual é o tempo e a maturidade de mercado do seu CRM?
  12. Você pode confiar os dados de crescimento comercial da sua empresa a eles?
  13. Quais são as limitações no plano free? A empresa dá suporte em todos os planos?
  14. Será que eles personalizam e te oferecem relatórios que você realmente necessita?
  15. Será que o CRM é pensado com a cabeça de marketing ou com a cabeça prática de vendas?

Faça o exercicio de analisar com cuidado estas respostas e entender que realmente o mais importante para realizar o casamento entre seu time comercial e um software de CRM é ter a capacidade dos dois se entenderem e o esforço de ambos em busca de um resultado.

Você precisa confiar em profissionais que estão no mercado entendendo a realidade e fazendo um CRM de vendedor pra vendedor. Procure parceiros que te ajudem a aumentar a produtividade da equipe de vendas, que faça questão de engajar a equipe, que seja capaz de customizar atendimento e te entregar um acompanhamento rápido e eficiente.

Faça questão de testar nao só a ferramenta, mas o atendimento e o suporte da sua opção.