Você sabia que o CRM Marketing é muito importante para suas vendas?
Muitas vezes a informação de uma empresa é recolhida em diferentes áreas, e isso provoca uma falta de alinhamento de dados e informações essenciais para orientar a estratégia da empresa.
O CRM permite rastrear e automatizar tudo o que acontece antes de um prospect se tornar um cliente, mas também o que acontece depois. De fato, quando um lead se torna um cliente, uma série de atividades devem ser realizadas e sem um CRM, elas se tornam muito difíceis e caras em termos de tempo e dinheiro.
Hoje, ter um CRM significa ter um sistema profissional de marketing e vendas, razão pela qual a alta administração deve conhecê-lo e estar convencida de sua utilidade. Após entender o valor do CRM e projetar a estratégia e as táticas para adotá-lo na empresa, você pode decidir qual solução adotar.
Neste artigo falaremos mais sobre a importância do CRM Marketing para as vendas e como o Moskit pode ajudar a sua equipe de Marketing.
Veja a seguir:
A sigla CRM (Consumer Relationship Management) é frequentemente usada para identificar softwares que gerenciam e mantêm relacionamentos ativos com seus clientes.
No entanto, em vendas o CRM é considerado estratégia que consiste em um conjunto de processos cujo objetivo é construir relacionamentos duradouros com os clientes.
Isso porque com o CRM é possível organizar os contatos de clientes em potenciais interessados em comprar produtos ou usar os serviços que uma empresa pode oferecer.
Em vendas, o nível de satisfação do cliente é muito importante, já que é a partir desse entendimento que ele que vai perceber como a empresa é capaz de satisfazer as suas necessidades da forma mais eficaz.
Sem contar que, ao utilizar o CRM dentro do seu processo de vendas, o nível de fidelização, pelo qual o cliente, satisfeito com o que a empresa lhe ofereceu, recorrerá sempre a ela para a aquisição de determinados produtos ou serviços.
Leia mais: O que é CRM?
O significado de CRM, portanto, está fortemente ligado ao relacionamento com o cliente existente, bem como à aquisição de novos. Os clientes que já compraram, de fato, podem se tornar o foco de uma estratégia de crescimento de longo prazo.
O CRM para marketing facilita a automação de campanhas, desde o envio de e-mails personalizados até o acompanhamento de leads em potencial. Ao analisar os dados do CRM, as equipes de marketing podem identificar tendências, avaliar o desempenho das campanhas e ajustar suas estratégias conforme necessário.
Em suma, o uso eficaz do CRM no marketing ajuda as empresas a cultivar relacionamentos sólidos com os clientes, impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade à marca.
O CRM Marketing permite, basicamente, que você reúna e utilize bem as estratégias, táticas e ações de marketing para gerenciar o relacionamento com seus clientes durante todo o ciclo de vida do cliente.
Importante, ele pode ser utilizado pelo time de marketing e pelo de vendas, uma vez que a integração de marketing e vendas, isto é, smarketing, ou vendarketing, contribui para que o processo se torne mais claro e preciso de ponta a ponta.
Sendo assim, ambas as equipes podem se beneficiar dele na criação de estratégias e ações.
Separamos algumas outras vantagens de utilizar o CRM em sua estratégia de de Marketing:
O CRM para Marketing ajuda a integrar as informações de campanhas e ações do time em um único banco de dados.
Essa ação pode até parecer simples, mas ter todos os dados centralizados e, um único local ajuda não só nas estratégias de vendas, mas também a equipe de Marketing a entender os resultados de suas ações, conhecer melhor seu público e mapear as interações com os clientes.
Essa integração colabora para análises mais precisas e na melhora da experiência do cliente.
Um bom CRM para Marketing consegue entregar relatórios de maneira automatizada e completa, mas não só isso.
O CRM para marketing entrega relatórios personalizados, o que ajuda no direcionamento de atividades e ações de marketing, uma vez que se tem em mãos dados relevantes e focados em análises pontuais.
Outro fator muito importante e que deve ser levado em consideração é que as análises passam a ser bem mais completas, pois contemplam as ações do começo ao fim, entregando resultados assertivos, fazendo com que se entenda pontos que precisam ser melhorados e sucessos que podem ser repetidos.
Em outras palavras, o CRM em Marketing contribui para que exista uma análise completa e o gestor consiga fazer alterações e melhorar o setor.
Ter um CRM dentro do Marketing faz com que a produtividade se eleve.
Isso acontece porque, com o CRM, a equipe tem acesso a uma gama de recursos que ajudam a melhorar a eficiência interna, como, cronogramas, calendários, campanhas e lista de projetos.
Outro fator que contribui para essa produtividade é a automação de algumas tarefas diárias, fazendo com que a equipe foque em ações que precisam de atenção e não no que pode ser facilmente automatizado.
Acompanhar o cliente com um CRM faz com que a jornada dele seja criada ou mapeada.
Cada etapa que o cliente passa, ele manifestará algumas necessidades que ajudarão a personalizar a jornada dele, criando uma boa base de dados sobre cada fase e o que precisa ser feito.
Criar e/ou mapear essa jornada é extremamente importante para desenvolver ações que vão de encontro com as necessidades que o consumidor apresenta, uma vez que isso é que o faz com que ele se qualifique e chegue até as vendas com uma propensão maior de fechar o negócio.
Ter esses dados também contribui para criar campanhas mais assertivas, enviar e-mails no momento certo e a criação de materiais ricos que podem atrair o cliente em determinadas etapas dessa jornada.
O CRM consegue automatizar algumas tarefas diárias que tomam tempo, esse que poderia estar sendo investido em ações que precisam de mais atenção.
O envio de e-mails, registro de interações, configurações de e-mails e disparo de campanhas são alguns dos exemplos que podem ser beneficiados por essa vantagem.
Algumas campanhas do Marketing podem ser segmentadas para um grupo pequeno de pessoas na base, por exemplo, e ter essas informações de quem é esse público influencia no desenvolvimento de novas campanhas.
O CRM em marketing ajuda a segmentar o público e entender algumas características deles em cada estágio da jornada e do funil.
Segmentar campanhas é uma ótima estratégia para fazer com que os clientes se movam de uma fase para outra.
Por exemplo, campanhas focadas no topo do funil, podem ajudar a mover esses clientes para o meio do funil dependendo das ações implícitas na campanha.
Com uma segmentação definida e dados provenientes das interações e relacionamentos com os clientes, é possível desenvolver conteúdos personalizados.
A estratégia de conteúdos é muito interessante no Marketing, pois ela consegue levar clientes para o funil de maneira com que eles não se sintam pressionados, mas sim, que isso foi uma escolha voluntária, isso porque a estratégia de conteúdo vai construindo na mente do cliente o caminho para ele conseguir resolver a dor dele.
O Inbound é hoje uma das estratégias mais utilizadas nas empresas, ter uma database que ajuda a melhorar e expandir as ações é muito importante.
O marketing é a principal ferramenta para atrair novos clientes para dentro da empresa, quando se foca no relacionamento com o cliente e em ferramentas que aliam o marketing com ele, acontece uma otimização que implica no crescimento do negócio.
O CRM para Marketing também ajuda na integração das equipes de vendas e marketing, o que faz com que nenhuma oportunidade seja perdida, e os insights dos dois times fazem diferença no processo.
Como é possível perceber, um CRM não é só um software, ele também é uma metodologia.
É por isso que muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre como começar e dificuldades na adesão.
Existem muitos sistemas disponíveis no mercado, inclusive os CRMs. As opções vão desde as mais caras até as mais baratas e simples. Mas você já deve saber que não basta ter um CRM de vendas, a solução deve oferecer exatamente o que você precisa, então considere se você e sua equipe realmente utilizará o software que está sendo analisado.
O Moskit CRM é uma excelente opção para empresas que buscam integrar o Marketing ao processo de vendas, isso porque ele contribui para a criação e desenvolvimento de metas condizentes com as necessidades de ambas equipes.
Com um bom CRM, como o Moskit, o processo inteiro se alinha, não deixando pontas soltas, além de contribuir para a criação, desenvolvimento e evolução de ações e estratégias do time de Marketing.
A comunicação das campanhas também são norteadas, sanando possíveis falhas que atrapalham na aquisição de novos leads.
Com isso em mente, se você nunca experimentou um CRM e não sabe como é sua utilização na prática, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit, durante 7 dias você pode utilizar a ferramenta e sentir na pele todas as vantagens.