A maioria dos trabalhadores almeja o crescimento profissional e sempre se esforça para chegar ao papel de liderança. No entanto, poucos sabem como ser um bom líder.
Uma das maiores dificuldades de liderar é a falta de confiança e transparência dos colegas de trabalho.
Não importa se você é antigo na casa, ou se acabou de entrar na empresa. A partir do momento que assume essa função, tudo muda.
Por exemplo, se você era colega de equipe do time que vai assumir como líder, o período de desconstrução da imagem que eles tinham de você é somada com a da construção de sua nova posição.
Não para por aí. Quando se vem de fora e é jovem, ganhar respeito é ainda mais desafiador.
Infelizmente, a idade ainda é vista como um fator 'negativo' por muitos, e qualquer visão que um líder possa ter, não importa quão boa seja, ainda pode ser mal interpretada.
O líder de equipe é a imagem do time, e se ele não passar confiança, ninguém nunca o respeitará.
Leia o artigo e confira:
Nessas horas é que você para e pensa: afinal, como ser um bom líder, na prática?
Chega mais, porque vamos te contar como ganhar o respeito no trabalho!
Você já tentou conversar com alguém que não te respeita?
Por mais forte que seja sua opinião sobre determinado assunto, você nunca será levado a sério por aquela pessoa.
Sendo assim, um dos principais pontos em ser respeitado como líder de equipe está em se ter o que você diz validado e escutado.
Imagine realizar uma reunião em que assuntos sérios serão discutidos e medidas para contenção serão implantadas, mas ninguém, absolutamente ninguém, seguirá as orientações?
E vai além, o líder também precisa inspirar seus liderados e reafirmar a capacidade, pois é a partir deles que os resultados são atingidos.
Outro ponto indispensável na construção da relação entre a equipe e o líder é que se ela não for solidificada, todas as ações para gerar melhores resultados começarão a enfraquecer.
Vale ressaltar que o líder é aquela pessoa que está na linha de frente, não apenas tomando decisões, mas também filtrando toda a cobrança que vem de níveis superiores.
São muitos os fatores relevantes em uma liderança, que vão desde as competências técnicas, até as habilidades interpessoais.
Contudo, existe um aspecto da liderança que é determinante, e pode mudar completamente a realidade de uma equipe: a comunicação.
Para que um time apresente um bom desempenho, é preciso que ele saiba:
Essas questões são cruciais para contextualizar qualquer plano de ação, e garantir que a equipe atinja os resultados esperados.
Nesse sentido, é papel da liderança alinhar as expectativas, os processos, a estratégia, e as tarefas da equipe, o que exige uma comunicação clara, transparente e coesa.
Além disso, a comunicação é uma ferramenta para exercitar a empatia e conquistar a confiança do time.
Ao fornecer feedbacks, por exemplo, é vital que a liderança se atente à comunicação, uma vez que uma comunicação eficiente não apenas fornece orientação construtiva, mas também demonstra consideração e respeito pelos membros da equipe.
Portanto, se você quer saber como ser um bom líder e se destacar nesse cargo, vale a pena estudar Comunicação Não-Violenta (CNV), uma proposta de comunicação baseada no respeito e na honestidade.
As qualidades de um bom líder podem variar de acordo com cada modelo de negócio, ou departamento empresarial.
Um líder do setor financeiro, por exemplo, deve compreender profundamente os princípios contábeis e as estratégias de gestão financeira. A habilidade de análise e de gestão de riscos também é indispensável.
Por outro lado, um líder de vendas deve ter uma mentalidade totalmente voltada para resultados, ser capaz de motivar a equipe e dominar as habilidades interpessoais.
Desse modo, não há uma receita única sobre o que um bom líder precisa ter.
Ainda assim, é possível pontuar características que não podem faltar em uma liderança de alta performance. São elas:
Não existe um passo a passo universal sobre como ser um bom líder, até porque essa construção é gradativa.
Entretanto, algumas atitudes podem ser tomadas para catalisar e acelerar o efeito dessas ações. Conheça 8 delas agora mesmo:
Mais do que uma dica para ser um bom líder, a flexibilidade é uma habilidade que todos os colaboradores precisam cultivar.
Nem sempre nos comunicamos com pessoas que estão na nossa bolha e possuem o mesmo tipo de repertório que nós.
Nesse sentido, ser flexível e adaptar a maneira como nos relacionamos pode ser um ponto positivo.
As pessoas são diferentes, e provar que essa diferença não impacta suas relações de trabalho é sensacional.
Às vezes, seus colaboradores precisam de uma brechinha para se aproximar e começar a escutar o que você tem a dizer.
Porém, para isso, é importante abrir este caminho, afinal, é a sua figura que pode causar insegurança e desconforto.
Então, que tal permitir que sua equipe tire alguns minutos para tomar um café contigo e conversar sobre assuntos aleatórios ao trabalho?
Essa é uma forma de conhecer mais profundamente seus colegas de trabalho, entender como se comunicam, e com isso, adaptar sua comunicação para que ela ressoe melhor com cada liderado.
Todos têm algo a dizer, inclusive seu time.
Entendemos que ocasionalmente é necessário impor respeito, mas o grande erro de qualquer pessoa que deseja ser respeitada é não dar espaço para outros falarem.
Faz parte da construção do relacionamento ter a humildade para escutar todos e considerar qualquer tipo de sugestão.
É difícil alguém não respeitar amigos ou colegas. Isso porque, por mais que você não concorde com o que a pessoa diga, os laços criados falam mais alto e se torna mais fácil respeitar e acatar o que ela disse.
Não há como ser um bom líder de equipe sem se tornar próximo da sua equipe, pois isso expande não somente a convivência, mas também faz com eles o procurem para receber conselhos e orientações.
Você é corajoso? Saiba que esta é uma característica de um bom líder, porém pouco comentada.
Todo líder que se preze deve ter coragem para tomar decisões complexas. Se sua equipe não consegue enxergar em você a determinação necessária para estar na sua função, a confiança deles cai drasticamente.
Mostre que, sim, você é corajoso e está pronto para qualquer tipo de situação.
Ser corajoso está muito atrelado a segurança que você transmite.
Essa dica sobre como ser um bom líder de equipe é mais pessoal do que uma ação a ser realizada com seu time.
Isso significa que é preciso confiar no seu potencial e ter segurança no que você fala.
Essa mudança de comportamento se tornará perceptível e somará pontos positivos.
Uma característica muito comum quando se trata de liderança é o egocentrismo do líder. Muitos chefes se esquecem de que nada é possível sem um trabalho em equipe.
Mostre que você é diferente e reconheça todas as contribuições dos colaboradores.
Essa cultura de reconhecimento é excelente para fortalecer os lados de confiança.
O feedback tem que ser uma faca de dois gumes, isto é, funcionar para você e para seu time.
Analise o desempenho de cada colaborador, diga o que você acha que pode ser melhorado e pergunte qual a opinião deles em relação ao seu desempenho.
Ter os dois lados da moeda ajuda a contextualizar em que pé vocês realmente estão.
Como líder, você é a imagem e espelho da sua equipe.
Quando você faz ações positivas, é provável que isso reflita neles e elas se repitam. Logo, é preciso sempre estar ligado no que você pode estar fazendo errado e corrigir rapidamente, para que seu time seja inspirado a fazer o mesmo.
Muitas vezes não sabemos para que direção a empresa está seguindo e isso pode ser desesperador e gerar insegurança nos colaboradores. Por isso, seja transparente com sua equipe.
Assim como você, eles precisam saber o que está acontecendo. Logo, é preciso que você comunique todas as mudanças necessárias, assim que possível.
Não se esqueça de ser claro em relação às suas ações e justificar suas decisões.
O chefe não é só aquele que dá broncas e fiscaliza o CRM alheio. Independentemente do tipo de liderança que você escolher, você precisa se preocupar e se envolver com a equipe.
Promover atividades extracurriculares, que não estão relacionadas ao trabalho, é uma ótima maneira de se envolver mais com a equipe e ganhar confiança e respeito.
Mostre que, mais que líder de equipe, você é uma pessoa, assim como eles.
E aí, entendeu como ser um bom líder e conquistar a plena confiança do seu time?
Então não perca tempo e se inscreva agora mesmo em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos do Moskit CRM.