Implantar tecnologia é o mínimo para vender mais e melhor

Implantar tecnologia é o mínimo para vender mais e melhor

O cenário da gestão comercial em qualquer empresa está sendo cada dia mais tecnológico. O mercado é cada vez mais dinâmico, rápido e exigente. Estamos na era não só de novas realidades comerciais, mas principalmente das soluções tecnológicas.

De um lado, o time comercial precisa estar atento a muitos fatores: A pressão dos concorrentes, as mudanças no comportamento do consumidor, o surgimento de ferramentas que aumentar a produtividade, a necessidade de reduzir custos e a estratégia de ter ferramentas que melhorem a eficiência. O mundo está cheio de tendências de inovação em plena expansão de mercado.

O parágrafo acima já seria uma boa razão para que os líderes, gestores e times de negócios entenda que precisam promover novas iniciativas para inserir uma realidade de ter mais tecnologia dentro dos seus processos internos das organizações.

Garanta sucesso na implementação tecnológica

Para garantir que a implementação de tecnologias sejam bem-sucedidas, é preciso que tenha antes um nível de maturidade estratégica a ser alcançada. Isso quer dizer, pensar sobre como está seu negócio hoje e como precisará estar amanhã.

Para implementar um novo recurso é preciso ter condições de promover ações práticas e estar por dentro das mudanças no mundo digital. Isso quer dizer, estar sempre de olho nos prazos com clientes, se ágil no envio de orçamentos, saber entender o comportamento do time, mensurar os índices individuais e promover melhoras no desenvolvimento do capital humano da sua equipe.

O grande sucesso de uma medida tecnológica não está somente nas ferramentas, mas também, no quanto os funcionários e gestores estão interligados e trabalhando lado a lado com essa nova tecnologia para atingir novos resultados. Não adianta ter uma tecnologia se você não tem uma visão clara do seu negócio.

Como diminuir esta realidade de distanciamento e gerenciar pessoas de maneira precisa em meio a implantação de tecnologias fundamentais para trazer resultados em seu negócio?

Fale com seu time como gestor

A velha e boa comunicação ainda é a melhor maneira de deixar claro determinadas dificuldades. Alinhar expectativas e tentar atingir um ponto comum pode te ajudar a ter resultados melhores.

Durante o dia-dia, muitos líderes precisam comunicar-se com a equipe em todos os níveis da organização para alinhar e executar projetos de transformação de maneira bem mais assertiva e sem ruídos. Aqueles que não se preocupam com sua comunicação clara acabam não tendo a compreensão objetiva das mensagens.

Se você acredita que terá dificuldades, explique um ao outro como isso realmente impactará o trabalho e como as iniciativas de mudança afetarão sua rotina. Por outro lado o gestor, precisará corresponder com informações sobre como o novo passo pode influenciar as cargas de trabalho, os prazos a serem atingidos, as metas e bônus individuais.

O ideal é compartilhar com todos os funcionários, em uma comunicação mais geral e não apenas com aqueles que serão diretamente afetados, para que todos possam criar uma compreensão do todo e iniciar um diálogo aberto, deixando espaço para que dúvidas, preocupações ou ideias possam amadurecer ainda mais o processo de gestão.

Qualquer cultura nova gera medo e insegurança, no entanto, se todos sentirem-se bem informados é mais provável que aceitem uma mudança com uma mentalidade positiva.

Consulte todos antes de adquirir uma nova ferramenta

Estratégia sempre trata-se do todo. Claro que cada setor sempre tem seu foco e objetivo mais específico, mas todas elas precisam convergir para uma estratégia maior e única.

Por isso, antes de adotar uma nova medida, procure consultar as pessoas chaves de cada processo e dê um tempo para que eles possam conversar com seus times e possam antecipar alguma dificuldade futura.

Se for necessário, faça uma reunião com todos para dividir o que está em sua mente para implementar novos projetos e evidencie quais transformações poderão gerar com esta nova decisão. Além disso, conheça as histórias de outras empresas que obtiveram sucesso para poder identificar como esta ferramenta pode impactar a sua atuação. Consultar outras pessoas é a marca de um bom decisor.

Incentive um aprendizado constante

Qualquer novidade precisará de um investimento em aprendizado. Seja capacitando por cursos, treinamentos ou com tempo de trabalho. A curva de aprendizado de uma nova ferramenta precisa ser considerada.

Muitas empresas adquirem novas ferramentas, mas não estão dispostas a nvestir em capacitação ou não se preocupam com respeito o período de adaptação necessário. Isso sim pode gerar uma impressão de que não estará sendo útil essa nova medida.

Quando necessário, cobre do seu fornecedor de novas ferramentas, materiais necessários para aprender, pergunte sobre treinamentos, consultorias e faça de tudo para que seu time sinta-se confortável com esta nova experiência.

Manter funcionários atualizado no mercado é a melhor maneira de capacitá-los sem muito esforço, por isso incentive-os a conhecer mais sobre em que tipo de atividade estão inseridos.

Estar a frente de uma cultura do aprendizado, transformará sua empresa em uma organização do futuro, fará dos seus funcionários grandes especialistas em seu setor, além de os incentivar a estabelecer um padrão de aprimoramento continuado. Talvez ele possa até apresentar uma solução de mudanças tecnológica, antes mesmo do seu mercado está preparado. Cultura de aprendizado transforma equipes em colaboradores.

Identifique os agentes de mudança engajados e invista neles

Melhor que um profissional treinado de fora para explicar uma nova ferramenta para seus colaboradores e se a validação for de um dos seus colegas de trabalho. Como qualquer mudança, será inevitável que alguns não se adaptem a realidade, mas também, existirão aqueles que tendem a ser mais positivos e percebem os benefícios desse projeto de transformação. Encontre quem são esse pequenos influenciadores dentro do time e invista neles.

Faça uma análise periódica junto do fornecedor

Lembro que uma vez liguei para uma fornecedora de assinaturas para cancelar meu plano. Na época, eu acreditava que o serviço não era necessário. Terminei a ligação renovando meu plano. Não. Não fui vítima apenas de um bom vendedor, mas sim de um consultor ligado na minha realidade que me mostrou como era benéfico seu serviço para meu rendimento, e qual seria a meu prejuízo sem ele.

A grande questão é:

Se não está satisfeito, pergunte a seu fornecedor porque está com a impressão de que não vale a pena investir na solução ou ferramenta dele. Se ele realmente não conseguir te mostrar, é porque você está certo em cancelar.

Promova uma análise séria junto dele para que garanta seus resultados esperados a longo prazo. Faça sempre o exercício de auditar o uso, a performance e busque entender como poderá ser recompensando seu investimento a partir da sua percepção de sucesso.

O que importante na hora de mudar?

Qualquer projeto de transformação e impacto de realidades dentro de uma empresa, deve ser planejado, bem compreendido e implantado sem que haja dúvidas a respeito de como podem alcançar o objetivo de sucesso de maneira conjunta. Informar, capacitar e acompanhar de perto é a melhor maneira de garantir isso.

Sempre que contratar uma nova ferramenta, que inserir uma solução dentro do seu time ou fizer alguma mudança brusca na dinâmica de equipe, esteja atenta a essas dicas acima.

Para que possa assegurar que todas as áreas do seu negócio, saibam alinhar estratégias  e garanttir resultados melhores para todos, faça um teste no Moskit CRM.