Existe um momento dentro da gestão comercial em que as vendas paralisam, a maturidade do time congela e os resultados parecem não chegar mais.
Esta é uma boa hora para buscar um CRM.
Isso porque essa ferramenta proporciona insights estratégicos baseados em dados e não em feeling ou intuição. Logo, otimiza a gestão dos vendedores.
Se você acredita que seu negócio chegou nessa fase, é hora de saber como escolher um CRM que faça sentido para sua empresa e como extrair o melhor dessa ferramenta.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, vem com a gente!
Boa leitura!
Não dá para falar em como escolher um software CRM se você não sabe o que sua empresa precisa. Por isso, elencar suas necessidades é o primeiro passo!
O objetivo de contratar um CRM é facilitar a gestão de relacionamento com o cliente, certo?
Porém, se você opta por um software que não oferece as funcionalidades que você e seu time precisam no dia a dia, em vez de simplificar, o sistema pode tornar tudo ainda mais confuso e complexo.
Portanto, pense nos processos que precisam ser aprimorados e quais problemas precisam ser resolvidos. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o sistema ideal que vai contribuir com a organização e eficiência do seu setor comercial.
Se for difícil chegar a essas respostas sozinho, lembre-se de que você sempre pode pedir opiniões para seus vendedores e conversar com o consultor do sistema.
Para te ajudar, veja as principais perguntas que você deve fazer ao consultor:
Por mais que a tomada de decisão esteja em suas mãos, é crucial que você converse com sua equipe para entender quais os critérios mais importantes para eles.
Isso porque, embora você faça a gestão do time, são os colaboradores que lidam com a maioria das questões e estão na linha de frente no relacionamento com o cliente. Portanto, eles sabem quais são os aspectos indispensáveis na hora de escolher um CRM.
Isso não quer dizer simplesmente deixar na mão deles a decisão, mas se lembrar de que o sucesso no uso do sistema está totalmente dependente do engajamento dos colaboradores com a ferramenta.
Dessa maneira, você se concentra no que realmente precisa: de um lado, uma gestão comercial madura, do outro, uma experiência agradável para os vendedores. Esta é a combinação perfeita para tomar uma excelente decisão.
Um passo crucial quando se fala em como escolher um CRM para empresa é verificar o suporte oferecido.
Isso porque, embora seja necessário um bom gestor e uma equipe engajada para ter bons resultados com a ferramenta, em determinado momento, sua empresa pode precisar de um suporte especializado.
E, nessa hora, é muito importante que você tenha um acesso fácil e um retorno ágil.
Nesse aspecto, também é interessante conferir como funciona a implementação do CRM. Afinal, é fundamental que o sistema seja configurado para atender às necessidades da sua equipe, garantindo que tudo funcione adequadamente.
Leia também: Como é uma área de vendas focada no sucesso do cliente?
Um dos maiores erros na hora de escolher um CRM é pensar apenas no preço do sistema.
Pensar no custo real para além do preço de compra é fundamental para encontrar o melhor custo-benefício. Você deve considerar o prazo mínimo de assinatura e o retorno que o CRM te dará em negócios, maturidade comercial e facilidade no dia a dia.
Nunca pense em adquirir um software apenas pelo valor que custará, mas sempre analise o benefício que o novo sistema de vendas trará para a sua realidade. No fim das contas, CRM não tem a ver apenas com valor, mas em como ele consegue atender sua necessidade.
Quer um exemplo de um desequilíbrio entre custo e benefício?
Imagine que você compre uma Ferrari, pague um valor alto pelo automóvel, mas tenha que andar diariamente numa estrada que não é adequada para carros de corrida. Nesse exemplo, você estaria com o carro mais conhecido e performático do mundo, mas não estaria no local mais adequado para dirigi-lo.
Esta é sim uma aquisição cara, afinal, você tem um custo alto, mas não pode aproveitar tudo que o automóvel oferece.
Agora que você sabe como escolher um CRM — ao menos os pontos principais a se considerar, é hora de entender a importância desse sistema para o dia a dia do setor comercial.
As ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente trazem meios eficientes de criar uma ligação mais exclusiva, emocional e próxima com os clientes, transformando experiências pessoais em relações comerciais mais significativas.
O CRM não é apenas um software a mais para preencher. Com ele, é possível ter uma visão ampla das negociações, identificando a hora de fazer propostas irrecusáveis, tomar decisões e contornar as principais dores dos clientes.
Dessa forma, o gestor consegue fazer a gestão precisa e respaldada em dados, possibilitando uma prospecção mais eficiente.
Podemos resumir que saber como escolher um sistema de CRM e fazer sua contratação está além de uma necessidade, mas uma decisão indispensável para ter times mais produtivos, organizados e prontos para criar estratégias e converter mais oportunidades em negócios.
>> Quer dar os primeiros passos no uso do CRM? Baixe gratuitamente nosso “Guia para iniciantes em CRM”. Aproveite!
Não existe uma fórmula para identificar o momento de dar um passo a mais e equipar sua gestão comercial com um CRM.
Quando falamos em implantar ferramentas novas, precisamos considerar os ganhos que o setor comercial pode obter com esse processo. Isso tem a ver com sair da mentalidade de comodismo e investir em sistemas profissionais que vão fazer os fluxos comerciais funcionarem melhor.
É claro que, quanto menos ferramentas usar, mais fácil será gerenciar. E é justamente por essa razão que você precisa de software que seja completo e incorporado, em vez de apenas uma planilha amadora ou sistemas simplificados.
De nada adianta ter um time preparado para atender clientes sem que você forneça condições para que ele realize o melhor trabalho.
Por isso, pense que o momento ideal para contratar um CRM é quando sua empresa estiver disposta a criar uma inteligência comercial, ganhar capacidade de gestão e ter mais previsibilidade dentro do negócio.
Até aqui, certamente você já entendeu que utilizar um CRM é um passo importante para toda empresa que deseja potencializar seus resultados comerciais, não é?
Porém, para deixar ainda mais clara a relevância desse sistema para o relacionamento com o cliente, trouxemos as principais vantagens de implementar essa ferramenta em seu negócio. Confira!
Se você ainda trabalha com planilhas, ainda que seja uma versão bastante inteligente, com fórmulas de automatização, sabe que pode ser difícil encontrar os dados de todos os seus clientes, especialmente se você estiver em busca de uma informação específica.
Isso nada tem a ver com sua organização, mas com a limitação da ferramenta.
No caso do CRM, essa centralização de informações acontece de forma automática e simples, uma vez que todos os dados são registrados em um único local.
Essa vantagem pode ser útil em diversos aspectos: desde o acompanhamento da negociação até a possibilidade de personalizar ainda mais a comunicação com o cliente.
Leia também: Venda como um cientista de dados
Uma das melhores funcionalidades de um CRM é a possibilidade de segmentar e filtrar a lista de contatos.
Esse recurso, apesar de simples, pode facilitar a gestão de oportunidades, fazendo com que seu time saiba exatamente em que estágio do funil de vendas cada lead está.
Dessa forma, você evita que seus colaboradores percam tempo em negociações que ainda não estão prontas para a conversão, melhorando a eficiência das tratativas.
Outro benefício de um sistema de gestão comercial é a automatização de tarefas repetitivas que ocupam muito do tempo dos colaboradores.
Ao contar com um CRM, seu time pode focar em atividades mais estratégicas e que realmente demandam sua atenção, em vez de focar em demandas mais simples, como o envio de e-mails, follow-ups e afins.
Agora que você aprendeu como escolher um sistema de CRM, que tal conhecer as principais funcionalidades e os planos do Moskit? Quem sabe esse não seja o sistema ideal para atender suas necessidades.
Você pode escolher entre os planos Starter, Professional e Engagement, conforme as necessidades da sua equipe e do seu negócio.
O plano Starter é ideal para quem deseja começar a acompanhar e organizar seu processo de vendas. Nessa opção, você consegue:
Já no plano Professional, além das funcionalidades citadas acima, é possível usar ferramentas para criar fluxos de automação e um playbook de vendas automatizado.
Por fim, o plano Engagement é a opção mais completa para quem deseja contar com todos os recursos disponíveis para prospectar, automatizar e controlar o processo comercial.
Com ele, sua equipe pode:
Abaixo, conheça as principais funcionalidades do nosso CRM em mais detalhes.
Com o CRM do Moskit, seu time pode ter uma visão completa das atividades agendadas, podendo controlar sua agenda e calendário de tarefas diariamente.
Esse recurso é muito importante para evitar prejuízos por um compromisso esquecido, como uma reunião com o cliente ou o envio de um contrato, por exemplo.
Você se lembra de que falamos que a automatização de tarefas permite que o seu time foque em demandas mais estratégicas? Pois bem, com o Moskit, é possível fazer diversas automações do funil de vendas!
Com o CRM, você pode personalizar suas ações segundo as necessidades do seu fluxo de venda.
Isso porque é possível criar filtros que funcionem como regras para segmentar suas ações, fazendo com que a automação seja uma aliada do seu time.
Dessa forma, você consegue definir qual e quando determinada atividade será realizada, deixando o processo comercial do seu negócio mais fluido, ágil e produtivo.
Para o gestor, acompanhar os resultados de cada agente é crucial, pois o processo ajuda a entender se o time está caminhando para as metas ou se é preciso mudar as estratégias e abordagens.
E com o Moskit fazer esse acompanhamento é possível! No sistema, você tem acesso aos principais indicadores de produtividade do time de vendas, tanto em relação à equipe como um todo, quanto de cada profissional individualmente.
Um ponto indispensável a se observar quando se fala em como escolher um software CRM são as integrações que o sistema permite. No Moskit, é possível integrar várias ferramentas que acrescentam ainda mais usabilidade, velocidade e organização. Por exemplo:
RD Station Marketing é uma ferramenta de automação de marketing que possui recursos que ajudam a construir um relacionamento com possíveis clientes. É uma “mão na roda” na hora de converter visitantes e interessados em contatos e oportunidades de negócio.
A integração do JivoChat com nosso CRM permite que todos os leads gerados pela ferramenta sejam enviados de forma automática para a conta do Moskit.
O objetivo da integração com o Jivochat é agilizar a criação de oportunidades no seu CRM, sem precisar fazer esse processo manualmente.
Essa integração proporciona um tempo de espera menor para seus leads serem atendidos, além de agilizar o contato entre os agentes que ficam no chat e quem deve entrar em contato por telefone ou outros meios.
Além disso, todos os históricos de conversas com cada lead são enviados e gravados diretamente no painel do Moskit CRM.
A Zenvia é uma ferramenta que permite estabelecer uma comunicação por voz diretamente do Moskit. Você decide o quanto quer usar, sem mensalidades ou custos surpresas.
O recurso facilita o atendimento e possibilita mais uma forma de construir relacionamentos com os clientes. Além disso, há redução dos custos: as ligações são, geralmente, mais baratas que a telefonia convencional.
A cobrança é feita no modelo recarga, sem mensalidades, e você não corre o risco de pagar por um valor inesperado no fim do mês. Isso sem contar que a ligação fica registrada no histórico de atendimento do CRM.
No nosso CRM, você também pode definir metas para os vendedores e acompanhar, em tempo real, o andamento de cada um.
Isso sem contar que o sistema permite que você gere gráficos e relatórios sobre cada membro do time, facilitando até mesmo a aplicação de feedbacks.
Um ponto importante para aprimorar as negociações é a geração de relatórios completos e detalhados, que ajudam a identificar gargalos e falhas no processo de vendas da empresa.
E no CRM do Moskit gerar esses documentos é muito fácil: basta extrair as informações desejadas e entender tudo o que acontece dentro de cada etapa do processo comercial.
E aí, se interessou pelas funcionalidades do CRM Moskit? Então, aproveite para fazer um teste gratuito da nossa ferramenta e conhecer cada um desses recursos, na prática.