Como encontrar o software CRM certo para o seu negócio

Como encontrar o software CRM certo para o seu negócio

Existe um momento dentro da gestão comercial em que as vendas estagnaram, a maturidade do time congela e os resultados em vendas começam a não crescer mais.

É nessa hora que muitos gestores sentem a necessidade de muita mais que experiência, feeling e intuição. Os resultados precisam realmente ampliar com o uso de uma inteligência comercial que possa proporcionar insights estratégico mais específicos e úteis.

Esta pode ser uma boa hora para buscar um CRM. Sempre que um gestor sente que precisa mais do que nunca de um CRM para sua operação comercial, ele começa uma longa e profunda jornada em busca de um que seja adequado a sua realidade.

Como dar um passo a mais

Diante das mais diversificadas opções que existem no mercado, ele tem que se preocupar em como o seu time vai lidar com o software, o quanto irá custar essa nova tecnologia, como será o processo de  implementação, a resposta de suporte que terá, a capacidade de customização com a sua realidade, entre outras coisas….

A grande responsabilidade de escolher um software acaba deixando com que esta aquisição seja um dos passos mais importantes de um gestor. Não trata-se apenas de uma nova ferramenta, mas de realmente obter algo que vai fazer a diferença no dia-dia dos vendedores.

O que você precisa entender é que realmente existem questões importantes na hora de contratar uma ferramenta como essa. Vamos ver algumas!

Entenda as suas prioridades com o sistema

O que acaba dificultando encontrar um CRM perfeito para você é justamente não entender porque você precisa de um sistema que te ajude na gestão. O que você precisa realmente melhorar? Quais são os problemas que você precisa resolver? O que você ganha em tempo, organização, eficiência com esta nova ferramenta?

Tudo isso tem que estar claro em sua mente. Para que comece a sua pesquisa, você tem que definir quais são suas metas específicas. Não tem problema se você não souber logo de cara, peça ajuda de um consultor de negócio do sistema para te ajudar a construir isso junto com você.

Assim, quando esta realidade estiver pronta, você pode entender o que é mais importante para você em termos de resultados, recursos disponíveis, gestão de times e de negócios e os custos …

Sobre um CRM, deve-se perguntar, inicialmente a um consultor:

  • Como ele vai me ajudar a entender o processo de tomada de decisão do meu cliente?
  • Como ele vai me auxiliar desde a pré-venda até a pós-venda?
  • Como ele pode melhorar a minha prática de relacionamento com o cliente?
  • Como os funcionários podem organizar-se melhor para vendas?
  • Como pode me ajuda a treinar equipe de vendas despreparadas?
  • Como a ferramenta transforma meu processo de vendas pra melhor?
  • Como me ajuda a medir e metrificar metas reais?
  • Como pode me ajudar a entender e aperfeiçoar meu produto?
  • Como me ajuda na gestão efetiva da minha empresa e funcionários?
  • Como  me dá uma visão mais ampla de direcionamento e foco?

Você pode acertar na escolha

O que mais pode assustar na hora de adquirir um CRM é entender que esta é uma escolha que tem que ser a mais assertiva possível. Não é bom migrar de CRM muitas vezes. Como qualquer compra grande e de longo prazo, encontrar o software de vendas certo exige que você seja claro sobre o que realmente deseja.

Defina junto com sua equipe os principais pontos de critérios não negociáveis sobre a realidade de vocês. Depois disso, avalie e classifique suas opções com base no que é mais importante.

Dessa maneira, você se concentra no que realmente precisa nas duas pontas: De um lado a gestão comercial madura, do outro a experiência agradável dos vendedores. Esta é a combinação perfeita para que faça uma excelente decisão.

Envolva a sua equipe

A pior besteira que um gestor pode fazer é não pensar no seu time na hora de contratar um CRM. Isso não quer dizer simplesmente deixar na mão deles a decisão por ti, mas é extremamente importante lembrar que a estratégia de ter um CRM com sucesso é totalmente dependente do engajamento que as pessoas terão com a ferramenta.

Lembre-se sempre de entender como o software de vendas funcionará para o usuário final, ou seja, com seus representantes de vendas. Consultar os seus representantes de vendas ajuda bastante a encontrar a melhor solução para que ambos possam ter mais resultados.

Pense em uma ferramenta que seja adequada para a utilização. As maiores taxas de adoção e satisfação estão justamente nas realidades que se encaixam perfeitas ao contexto do seu vendedor. Analise os pontos fortes e fracos do seu sistema atual antes de encontrar as melhores opções possíveis para que você tenha o que precise e ele tenham a facilidade.

São os consultores que sabem bem o que os atrapalha do dia-dia, por isso pergunte-se sempre:

  • Como minha equipe precisa de ajuda no processo de vendas?
  • Como posso ajudar consultores a entender o que precisam melhorar?
  • Como posso, como gestor, ter uma melhor tomada de decisão estratégica?
  • Quais são as maiores dificuldades que vendedores podem ter?
  • Como CRM ajuda na organização do dia-dia?
  • Como nunca mais perder prazos, datas e negociaçoes importantes?
  • Como registrar tudo pode me ajudar no processo comercial?

A relação de custo real e percepção de preço

Um dos fatores que mais influenciam na hora de escolher um CRM é pensar apenas no preço que o sistema terá, mas quero te mostrar que esta não precisa ser uma questão primária.

Imagine você comprar uma Ferrari, pagar o custo alto por ela, mas ter que andar numa estrada que não é adequada para carros de corrida. Nesse sentido, você estaria com o carro mais conhecido e performático do mundo, mas ao mesmo tempo em que realmente não tem absolutamente nenhuma necessidade em dirigi-lo. Esta é sim uma aquisição cara, você tem um custo alto, mas não pode aproveitar tudo que o automóvel oferece.

Pensar no custo real para além do preço de compra é fundamental para encontrar o melhor custo-benefício. Você deve considerar o prazo mínimo de assinatura e o retorno que o CRM te dará em negócios, maturidade comercial e facilidade no dia-dia.

Nunca pense em adquirir um software apenas pelo valor do gasto que terá, mas sempre pensando no benefício que o novo software de vendas trará para a sua realidade especial. No fim das contas, CRM não tem a ver com valor apenas, mas em como ele consegue atender sua realidade.