Já disse uma vez e repito novamente:

Você registra uma reunião com o cliente assim?
Nota-pregui-osa-do-CRM

Ou você registra uma reunião assim?
Nota-de-verdade-no-CRM

Os registros e notas de um contato com o cliente são um dos mais importantes pontos positivos do CRM. Se você não utiliza corretamente é bem provável que esteja jogando investimento no lixo.

Por que esquecemos os detalhes das reuniões?

Você já foi procurar algo pela casa e quando se deu conta, estava em pé de frente pra geladeira olhando pra ela e pensou: "mas o que car%#@& eu tô fazendo aqui?".

Isso é bem comum, o que o cientista cognitivo Tom Stafford chama de Efeito Porta, quando não consideramos os detalhes das coisas e sim um panorama geral.

Aqui um breve exemplo pra ilustrar melhor:

Uma mulher estava passando em frente uma obra e haviam três pedreiros trabalhando.
Perguntou pro primeiro deles:
-O que você está fazendo?

Ele respondeu:
-Estou acentando tijolos, e colocando um pouco de cimento entre eles.

Ela então perguntou a mesma coisa para o segundo, e ele respondeu: Estou fazendo um muro.

E, por fim, o terceiro pedreiro respondeu:
-Eu estou fazendo uma catedral!

Este é o Efeito Porta em ação. Claro que é uma explicação superficial, mas o ponto é o fato de que esquecemos de prestar atenção nos detalhes, nas pequenas partes e mentalizamos o objetivo como um todo.

...

Pelo mesmo motivo é importante registrar os detalhes das reuniões assim que finalizamos o contato, ou o quanto antes.

Assim que a reunião acontece, temos mais intacto em nossa memória o relato do que houve e evitamos notas como "reunião feita, retornar semana que vem".

Se fosse pra ter notas de três palavras usaríamos uma planilha, certo?

Use o histórico a seu favor

Uma vez que você já usa um histórico detalhado e um resumo digno de CRM, o que fazer com isso tudo?

Sabe quando você liga pra central de atendimento da sua telefonia e tem que passar todos os dados de cadastro e explicar toda hora o que o último atendente conversou sempre que a ligação é transferida? Me poupe.

Evite isso. Antes de ligar pra pessoa, veja o relato da última interação, poupe perguntas que não precisam ser feitas porquê a informação já está no CRM.

Use a anotação como atalho pra gerar relacionamento e identificação com a pessoa, mencionando eventos da última conversa e pulando todo aquele quebra-gelo de primeira ligação. Humanize a conversa.

Tenha uma boa ferramenta pra trabalhar

Mesmo tendo ciência dos pontos acima, é necessária uma boa ferramenta que dê a facilidade pra trabalhar dentro dela. Não tem que ficar arrastando abajur em cima de cimento.

Procure um software que te emane simplicidade na hora de registrar um resumo, que tenha aplicativo para celular e tablet, permitindo o acesso mesmo da rua depois de realizar uma visita, por exemplo.

Ainda melhor que isso, alguns sistemas como o Moskit oferecem gravações de notas em áudio.

teste-moskit-crm

Com um simples pressionar de um botão você pode salvar várias horas por dia em produtividade. Mandar um áudio a caminho da próxima reunião, enquanto estiver no Uber, no elevador, em qualquer lugar!

O mais importante na hora de escolher a empresa de CRM é escolher uma que realmente utiliza o próprio produto e reconhece as dificuldades, pontos de melhoria e principalmente, que ouve seus clientes!

Além disso, é importante escolher um CRM que cresça com você. Um software estagnado pode ser um verdadeiro pesadelo pro seu comercial.

Se ainda não usa um CRM, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit CRM e fale com um consultor. Vamos te ajudar!