Uma das maneiras mais eficazes de controlar o fluxo de atividade dentro do setor de vendas e renovas as estratégias sempre que necessário, é através da realização de reunião de vendas.
São em reuniões que assuntos imprescindíveis podem ser discutidos, dados são apresentados e informações podem ser repassadas.
A reunião de vendas, é a oportunidade que o gestor tem de reunir os membros da equipe de vendas e discutir as metas, acordos de vendas e assuntos gerais que podem afetar o desempenho do time.
É muito importante estar preparado e abordar os temas certos, pois quando utilizada da forma certa, a reunião de vendas pode funcionar muito bem para ajustar as estratégias e levar a equipe cada vez mais perto do caminho certo.
Quer saber como planejar a reunião de vendas perfeita? Preparamos um post com dicas valiosas que vão te ajudar.
Uma reunião de vendas pode ser definida como a verificação do fluxo de vendas e atividades internas entre os gestores e profissionais de vendas. Em contraste com uma reunião externa, como uma visita de vendas ou discurso de vendas, essa reunião é apenas para participantes internos e tem como objetivo fornecer aos membros da equipe de vendas as informações de que precisam para fazer bem seu trabalho.
Logo uma reunião de vendas perfeita, é aquela que consegue abordar os temas necessários e chegar a resultados positivos, sem se desviar o foco ou discutir assuntos que não influenciam no andamento do setor.
As reuniões de vendas são muito importantes para o alinhamento e desenvolvimento de ações.
Existe algo de diferente em reuniões, elas conseguem fazer com que o foco continue durante todo o processo, já que se sabe quais são os objetivos que precisam ser discutidos e os problemas que precisamos ser solucionados.
Sem contar que as reuniões de vendas também colocam em perspectiva o que precisa ser feito.
Agora que você já sabe o que é uma reunião de vendas e qual a importância dela, que tal conhecer algumas dicas para desenvolver a sua? Confira!
Antes de marcar uma reunião de vendas, é importante se certificar de que todos saibam qual o objetivo de ter uma reunião de vendas.
Muitas pessoas podem encarar reuniões com a equipe como um tempo livre, por isso é importante se certificar de todos entenderam a importância de se reunir e discutir os acontecimentos da área.
Outro ponto importante antes de marcar a reunião é ter um assunto em mente, marcar reunião para discutir assuntos pontuais que podem ser resolvidos individualmente, pode prejudicar o rendimento do time.
Tirar os vendedores de sua função sem que seja necessário pode prejudicar muito.
Depois de definir os assuntos e objetivos, é importante decidir quem será a melhor pessoa para falar sobre cada tópico. É muito mais interessante fazer reuniões colaborativas, do que apenas deixar uma única pessoa falando sobre o que foi feito e precisa ser melhorado.
Tente definir os seguintes tópicos:
Essas definições ajudam a manter o foco no objetivo principal da reunião.
Uma equipe é composta por diversas pessoas, e cada uma delas tem algo a compartilhar.
É muito importante reservar alguns minutos para que todos consigam compartilhar o que realizaram durante a última semana/quinzena, às vezes no depoimento que um colega da, o outro consegue entender como lidar melhor com as demandas que tem em sua mão.
O objetivo não é estimular o ego individual dos representantes, mas sim incentivá-los a pensar positivamente sobre seu trabalho e encontrar algo para valorizar. Isso ajudará a gerar um ambiente de otimismo, o que é uma grande motivação para os representantes de vendas.
Além dos progressos, é importante entender se existem problemas ou queixas. Se os membros de sua equipe estão enfrentando dificuldade, você precisa estar ciente para conseguir ajudá-los a lidar melhor com seus dilemas.
Depois de saber o que está indo bem e o que precisa de foco adicional, você pode desenvolver um plano de ação com membros individuais da equipe ou um grupo maior.
Apesar de ser muito importante realizar reuniões de vendas, é importante definir a frequência com que isso acontece. Como já citamos anteriormente, no momento em que se tira o time de vendas de suas atividades sem necessidade, muitos prejuízos podem acontecer para a empresa.
Se você faz reuniões diárias, considere optar por um intervalo maior. Muitas empresas trabalham com encontros semanais ou quinzenais, pois acreditam ser o tempo necessário para que acontecimentos ocorram e assuntos possam ser discutidos com propriedade.
O seu tempo e o da sua equipe são muito importantes e refletem diretamente nos resultados financeiros da empresa.
Começar no horário e terminar no horário permite que os representantes voltem ao contato com o cliente potencial e continuem a movimentar o setor.
Seguir um cronograma rígido em sua reunião de vendas também ajuda a reforçar para a sua equipe a importância da pontualidade.
Uma das razões que motivam os líderes a realizarem reunião de vendas, é guiar e aproximar a equipe cada vez mais dos objetivos que foram traçados.
Sendo assim é de extrema importância que esses objetivos e metas sejam revisados sempre que possível, eles são um lembrete para a equipe do que precisa ser feito e de como eles podem melhorar ainda mais para ajudar a concluir esse objetivo.
Definir metas, isto é, pequenas tarefas com prazo determinado, ajuda a equipe a se manter no caminho.
Quanto mais informado o time fica sobre quão longe/perto estão dos objetivos, melhor eles podem trabalhar.
Isso é importante para manter o foco de todos durante a reunião. Não deixe a conversa descarrilar por um tópico que se aplica a apenas um ou dois representantes.
Em vez disso, quando essas perguntas forem feitas e os tópicos levantados, diga a seus representantes que você pode discutir isso diretamente com eles após o término da reunião.
Todos vão apresentar resultados, mas é importante que esses dados estejam pautados em relatórios recentes e assertivos, e sabemos que somente ferramentas conseguem prover esse tipo de informação.
Se a equipe utiliza alguma ferramenta como o CRM, ela consegue apresentar durante a reunião dados relevantes que vão informar sobre o rendimento individual e em equipe, o que colabora para a melhoria das estratégias.
O Moskit, por exemplo, conta com funcionalidades que vão ajudar não só a fornecer informações para a reunião de vendas, visto que essa ferramenta ajuda o vendedor a guiar melhor suas negociações e conhecer melhor seu processo de vendas e clientes.
Se você ainda não conhece o Moskit e tem interesse saber mais sobre essa ferramenta, clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito.