Eu sei que não é fácil ser gestor. Como gestor de vendas você já deve ter tido a impressão de que precisaria de muitos iguais a você para dar conta do volume de responsabilidades que está sobre seus ombros, não é?

Eu sei que durante sua rotina de trabalho fica difícil conseguir alinhar todas as suas tarefas e ainda por cima acompanhar com qualidade como sua equipe tem se desempenhado.

Eu tenho uma novidade: Você não precisa ser um super-herói. Talvez seja realmente a hora de aprender que determinadas tarefas podem consumir bem menos o seu tempo e energia.

Ajude no crescimento de alguém. Compartilhe este texto. Compartilhar

Economizando esforços, otimizando processos e tendo uma qualidade nos dados de performance da sua equipe, você otimiza seu tempo e ainda sobra para realizar atividades mais importantes como cuidar do seu time de vendas do jeito que ele merece. Você precisa de mais detalhes? Vamos lá.

Tenha inteligência comercial

Imagine se tivesse a possibilidade, por exemplo, de saber em que fase exata da sua negociação sua lead se encontra e ter a garantia de que esta oportunidade vai ser melhor aproveitada.

E se você ganhasse mais percepção estratégica do seu negócio apenas organizando melhor os dados de clientes e aproveitar de maneira mais efetiva as oportunidades de levá-lo ao fechamento em menos tempo?

Bem, além dessas, outras inúmeras vantagens você só pode conquistar com um CRM. Ele permite realmente uma alta performance do seu time de vendas justamente porque fornece registro e dados que facilitam o processo de vendas com cada cliente.

Com essa ajuda da tecnologia, não só é possível ter uma dimensão mais ampla do seu pipeline de vendas, como é possível deixar todas as atividades mais visíveis para auxiliar a tomada decisão mais assertiva e imediata.

Isso quer dizer: você terá todos os detalhes dos seus clientes em um único lugar e saberá como aproveitar essas informações para conquistá-lo. Uma mão na roda para entender, cativar e conquistar mais clientes.

Gestão de vendas

Valorize a organização dos processos

Além de ter um vasto registro histórico do seu relacionamento com seu cliente, você pode abandonar de uma vez por todas as técnicas ultrapassadas como planilhas, listas de e-mails sem retorno e agendas físicas. Não tem mais espaço para técnicas tão limitadas diante de um mundo ágil e veloz como o das vendas.

É claro que com um pouco de sistematização, sua equipe terá que se adaptar, mas em contrapartida, nunca mais terá, por exemplo, o constrangimento de não lembrar exatamente detalhes sobre o que foi conversado com um cliente e ter que enfrentar a saia justa que a falta de organização promove. Minimizar erros é ganhar vendas. Este é o nosso mercado atual.

Mesmo que pareça apenas um simples software, evitar situações complicadas que acabam com negócios é um facilitador que sistema de CRM traz. Mesmo que o cliente saiba que sua falta de organização não é proposital, ele exige personalização no atendimento e paga até mais por isso. Nunca mais perca vendas por falta de organização.

 

Tenha o controle do seu time comercial

A palavra controle assusta muita gente, mas no contexto de vendas, isso nada mais é que ter a capacidade de desenvolver um olhar mais diagnóstico para situações afim de acompanhar, aprimorar, desenvolver e fortalecer cada tipo de venda e cada vendedor em particular.

Você consegue ter a dimensão de todo o seu processo comercial do início ao fim dele? Sabe dizer onde tem que investir em cada membro da sua equipe? Aliás, como você acompanha sua equipe? No achômetro? Você consegue ter ideia de como está o aprendizado, as forças e as deficiências de cada componente do seu time?

É justamente esse problema que o CRM vem resolver. Depender apenas de intuição, sorte ou talento para fechar vendas importantes, sem acompanhar de perto seus clientes e vendedores, sem dimensionar como tratar os negócios em aberto, é realmente perigosíssimo. Sem falar que isso é permitir com que sua concorrência domine cada vez mais o mercado.

via GIPHY

Seja um parceiro da sua equipe e do seu cliente

Para acompanhar mais sua equipe e fazê-la vender mais, tem que entender que o CRM não é apenas uma agenda com um cadastro de atividades, nem tampouco uma espécie de castrador de liberdades.

Você tem que aprender a ler cada passo do seu time não só para entender qual é o tipo de comportamento que faz mais sentido para seus clientes, mas para ser capaz de ser um gestor que potencializa sua equipe no que ele mais precisa.

Tenha em mãos dados como quantidade de reunião agendadas ou ligação realizadas pelo seu time, mas não apenas para controlar, mas para formar times preparados para o mercado.

A maioria das atividades necessárias para fechar mais vendas pode estar a um botão de distância. Use a tecnologia a seu favor. Problemas que acontecem diariamente podem ser resolvidos de maneira bem mais prática, simples e completa quando você tem um sistema alinhado à sua realidade comercial por trás.

Não confie somente na sua competência, saiba como ganhar um aliado forte nessa guerra.