Técnicas e métodos vem e vão.
Todo ano surge uma nova moda, uma tendência diferente e muita coisa acaba mudando neste processo. Só de mudar o modelo de vendas, já sabemos que a realidade pode ser radicalmente transformada.
Mas existem algumas regras que não mudam, que independente da época ou do tempo, permanecem e permanecerão as mesmas.
É aquele básico eficiente e funcional.
Quando o vendedor ainda não comprou a ideia do produto, fica muito difícil convencer outras pessoas de que aquele produto vale a pena. Podem até acontecer vendas para pessoas que já chegaram acreditando no produto, mas se precisar rebater objeções, será uma dura tarefa ,
Quando estamos vendendo com medo, é comum dar voltas desnecessárias e ter receio de puxar a venda para o fechamento. Enrolar demais é um claro sinal de insegurança e pode acabar gerando confusão sobre o processo.
Tente evitar voltas e enfeites, venda diretamente e de forma clara.
Um dos maiores medos de todos os negócios é ficar atrás de seus concorrentes. Contar para um cliente que seu concorrente já está utilizando o produto ou a estratégia oferecida pelo produto, é uma dessas formas de gerar pressão. Demonstrar que ficará fora de algo que todos os grandes competidores estão fazendo gera incerteza e medo de perder uma oportunidade.
Essas e outras estratégias simples devem ser utilizadas sutilmente, mas sem irritar o cliente.
Essa é uma das dicas que cito aqui com mais frequência, mas nunca é o suficiente lembrar que uma venda é tão boa quanto as informações que você possui do seu cliente. É por isso que o uso de CRM tem subido a cada ano.
Uma abordagem diferente do perfil trabalhado pode arruinar qualquer negócio. A ideia é conhecer tão bem o perfil dos seus clientes, que a venda segue quase como uma leitura da mente de quem vai comprar.
Montar uma excelente apresentação é a parte mais importante da venda. Ter todos os pontos decorados, saber controlar os momentos de enfase de acordo com os interesses que surgirem na hora e conduzir a atenção do cliente é onde a venda fecha.
Com tudo bem alinhado, só não fecha quem chegou de paraquedas e não tem a dor apresentada.
Se alguém vai passar um bom tempo te ouvindo falar, é preciso que você tenha uma boa dose de empolgação e energia, sabendo transmitir ânimo e conforto para o ouvinte. Nada adianta uma boa apresentação se você não conseguir conquistar o foco do cliente.
Eventualmente o cliente vai perguntar algo que você não sabe responder. O fim de muitas vendas começa neste instante. Ao invés de assumir que não sabe e dizer que vai procurar a resposta, o vendedor entende que pode enganar o cliente e inventar algo para andar logo com a venda.
É aqui onde o cliente entende que está mentindo para ele e a confiança desaparece.
Se alguém faz uma pergunta sensível e você decide fugir com uma resposta mais política, este é um sinal claro de que você não diz o que pensa de verdade, está apenas tentando fechar uma venda. Respostas diretas ajudam na credibilidade e aumentam bastante as chances de venda.
Quase todo cliente ruim pode ser transformado em um excelente cliente quando usamos um pouco de humor. É claro que exige um pouco de sensibilidade e tato para aplicar bem as piadas e postura bem humorada, mas basta observar como o segredo da maioria dos bons vencedores é saber quebrar o gelo e fazer todos rirem.
Apesar dessas regras constantes do mundo das vendas, muitas outras coisas evoluem rapidamente. Não se manter atualizado, se capacitando e estudando sobre vendas é um caminho perigoso e que normalmente termina com a carreira obsoleta.
Mantenha-se ativo e melhorando, aplicando tudo o que pode e desenvolvendo suas habilidades.
Conheça também o Moskit, um CRM que transforma a cultura de vendas da sua empresa e traz resultados impressionantes. Clique aqui e faça um teste grátis.