Chega um momento em todas as empresas em que seus negócios e vendas  estagnaram e o crescimento parece não ser mais comum. Há um congelamento na expansão. Bem, esse fato é mais do que a evidência de que novas medidas precisam ser tomadas para acompanhar este novo momento.

Talvez seja um indício de que você precisa investir mais em desenvolvimento de novos negócios, abrir os olhos para o progresso de oportunidade, criar uma cultura de avanço comercial que seja sustentável, apontar metas para uma evolução real e aplicar verdadeiras melhorias para seus parceiros e funcionários.

Eu já sei que você deve estar com a cabeça no investimento financeiro que precisará fazer para ganhar essa maturidade comercial, certo? Bem, antes de falar sobre tirar dinheiro do bolso, vamos aprender a responder algumas perguntas importantes para seu negócio:

Quais são os problemas comuns e a quem você deve encarregar?

A pergunta é bem simples: Você tem mapeado de maneira dinâmica todas as grandes situações corriqueiras que já acontecem ou que podem acontecer no seu negócio?

Obviamente, que não dá para ter uma bola de cristal para adivinhar todas as possíveis interações que seus clientes podem fazer contigo, mas esteja sempre preparado para antecipá-lo.

E mais do que entender quais são as questões mais comuns do seu público, é você também ter sempre um caminho viável para ele. Tenha claramente para quem entregar os problemas mais recorrentes, assim não só você deixa o cliente mais satisfeito como todos da sua equipe ganham agilidade e conhecimento.

Lembro de um amigo que dava treinamentos que sempre recebia perguntas de pessoas pedindo orçamentos para um serviço semelhante ao dele, mas que não era a sua especialização.

Para essas ocasiões, ele já tinha em mente sempre quem ele ia indicar para não deixar o cliente na mão, e obviamente, aproveitava para dizer a pessoa um pouco do que ele fazia.

Gestão de vendas

Tenha no papel quais são as situações que mais acontecem e como vocês farão para resolvê-la o mais rápido possível.

Você mensura a relação qualidade, velocidade e custo de vendas?

Se eu te perguntasse hoje se você sabe me dizer dados e números sobre a quantidade de estoque que tem ou a capacidade de distribuição do seu produto ou até mesmo a eficiência de produção dele, você saberia me responder com precisão?

Este é um dos dados mais importantes para girar um negócio em alta performance. Além disso, é preciso saber quanto tempo você faz seu melhor atendimento, quantos minutos duram, em média, uma ligação com um cliente. ter dados  na mão não só é uma maneira de saber como melhorar processos como também precisa ser uma mão na roda na hora de gerenciar pessoas.

Lembre-se que tempo é recurso. As três coisas estão completamente ligadas. Fique atento para a qualidade, a velocidade e o custo do seu processo de vendas.

Afinal de contas, o  que o nosso cliente quer sentir, ter e pensar?

Está na moda o discurso de encantar clientes. Certo, mas será que você registra tudo aquilo que seu cliente sente no seu atendimento, o que ele deseja realmente comprar e o que ele costuma pensar sobre as inúmeras facetas de um produto ou serviço?

Então, se sua resposta é que não sabe registrar esse banco de dados dos seus clientes, provavelmente o que conhece sobre ele é apenas intuitivo, ou seja, insuficiente dentro de um mercado competitivo de hoje.

Você precisa aprender a ler o comportamento dele através de históricos e relatórios que possam te entregar ideias de como ele pode estar pensando, como ele pode estar se sentindo e o que realmente o faz querer ter aquele serviço ou produto.

Quando fazemos a lição de casa e aprendemos a usar a tecnologia a nosso favor, podemos sim aprender a lidar melhor com o cliente atual, exigente, mas também completamente emocional.

Qual é a sua condição de mensurar seu time?

Talvez você pense que um serviço que seja capaz de trazer os rastros do seu cliente e uma inteligência comercial seja completamente inacessível para você, certo? Bem, a resposta é que está completamente enganado.

Existem sim, sistemas que podem custar bilhões para uma empresa, mas que fazem uma entrega completamente customizada e personalizáveis para cada time, mas isso só é interessante em mercados muito específicos.

Para quem precisa dar um passo importante e sair de um processo comercial “amadorizado”para de fato ir para a frente da linha dos grandes, tem que entender que precisa de suporte tecnológico e que precisa investir sim, mas investir em realidades que sejam possíveis e que ajudem de fato alcançarem um novo patamar.

Uma conta no moskit, por exemplo, pode lhe custar menos de 60 reais por usuário/mensal com uma entrega que aumenta sua produtividade e da equipe de vendas, engaja mais clientes fornecendo as equipe um CRM feito para vendedores e além disso, criar dashboards customizados para acompanhamento rápido da realidade comercial.

Pare de perder tempo, negócios e dinheiro

Tenha claro quais devem ser suas métricas, como reduzir cancelamentos, diminuir custos desnecessários e aumentar esforços para vendas. Aprenda a identificar e mudar processos que estejam viciados e redundantes no dia-dia.

Saiba como e com quem avançar. Teste gratuitamente o Moskit CRM e tenha todas essas entregas para ter um processo de vendas de gente grande.