Algumas verdades sobre trabalhar com CRM

Algumas verdades sobre trabalhar com CRM

A função principal de um CRM é otimizar a qualidade no relacionamento entre gestores, vendedores e clientes com a finalidade de converter mais vendas. Ou seja, estamos falando de desenvolver relações para trazer mais resultados.

Fazer a gestão de relacionamento com clientes quer dizer ir além de colocá-lo como foco principal nos processos de negócios, mas também apresentar uma percepção positiva de atenção, de dedicação e de bom atendimento durante a jornada de compra.

Quando o utilizamos de uma maneira mais inteligente, desenvolvemos uma capacidade preditiva de perceber e até antecipar as necessidades que um cliente tem ou poderá ter no futuro.

Você precisa entender de uma vez por todas:

Vendedor que não realiza um acompanhamento de um cliente tende a ficar para trás no mercado. Uma gestão sem maturidade digital e tecnológica não dá conta de atingir suas metas em um mundo veloz. Clientes compram produtos e serviços de marcas que, antes de mais nada, relacionam-se com eles.

De modo geral, o software de CRM permite que times de vendas inteiros possam acompanhar com qualidade todas as interações com os atuais e com futuros clientes.

Não é só um software, trata-se de inteligência comercial

É provável que já tenha pesquisado alguma coisa sobre os tipos de CRM. Neste mercado, é fácil detectar que cada um tem seus recursos próprios, suas facilidades e dificuldades, mas saber isso não basta. Você precisa saber qual é o mais adequado para sua estratégia.

Não é todo tipo de CRM que se encaixa na sua realidade. Cada um deles deve funcionar de acordo com cada tipo de operação comercial específica.

Entender exatamente qual é o sistema ideal para suas atividades comerciais te ajuda a utilizar esses dados de maneira inteligente na sua gestão interna. O seu CRM tem que ter a capacidade de atender exatamente aquilo que você precisa. Para isso, é possível fazer um pequeno diagnóstico.

CRM não é uma agenda melhorada

Existe uma ideia convencional de que este tipo de software tem utilidade apenas para cadastrar clientes, registrar informações como nomes, e-mails, telefones, ou até mesmo ser capaz de acompanhar chamadas telefônicas, registrar e-mails ou guardar as interações com as equipes de atendimento ao cliente.

Na verdade, a ferramenta oferece não só um registro de dados de prospects e clientes como também um instrumento estratégico para ter um olhar mais abrangente na hora de uma tomada de decisão comercial.

Vendas e marketing precisam conversar

Transferir leads para times de vendas exige um alinhamento entre marketing e vendas. Os dois não podem estar desvinculados, mas precisam encontrar uma maneira ideal de conseguir fazer essa comunicação direta.

Desde o primeiro contato com o cliente interessado, até a chegada de um novo cliente e a gestão dos que já estão na base exige um bom gerenciamento, e é exatamente nesse ponto que um sistema de CRM torna-se essencial.

Acredito que muitos mercados não conseguem mais clientes porque estão ainda tentando conquistá-los de maneiras ultrapassadas e com métodos não tão eficazes com a realidade de hoje.

Qualquer descuido hoje faz com que o cliente não se sinta especial e só se conserta isso realmente tendo uma inteligência na hora de lidar com ele. Uma das maneiras de não jogar leads fora ou aproveitá-los totalmente é lidando com uma ferramenta de te auxilie nessa organização.

Perguntas fundamentais para amadurecer seu processo comercial

Há algumas perguntas que você pode se fazer ter um ponto de partida como avaliação:

  • Como você ou seu time sabe para quem ou quando entrar em contato com um novo cliente?
  • Há um mapeamento claro da sua parte comercial para seus vendedores?
  • Como você faz hoje gestão das informações?
  • Como faz para realizar interações B2B com mais de uma pessoa?
  • Como sabe que sua maneira de falar com o cliente está dando resultado?
  • Como você gerencia as ligações, e-mails, feedbacks de clientes atuais?
  • Você acha fácil usar o sistema que tem usado?
  • Você sente que seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento?
  • Seus vendedores entendem porque precisam render mais?
  • O que você perde realizando um teste grátis de CRM?

Você precisa de ajuda?

Depois dessas respostas, honestamente, acredita que está operando com todo potencial? Eu sei, não tem como mais ficar de fora da tecnologia. A era da caderneta e das planilhas já não abraça a totalidade e a complexidade que os clientes exigem hoje de uma operação de vendas.

Mais do que conhecer o seu cliente, pelos seus hábitos, pelas suas preferências, é preciso que o vendedor realmente dê conta de de desenvolver um relacionamento de aproximação. Só assim poderá oferecer um atendimento de qualidade. A interação com mais eficácia e eficiência com prospects e clientes é o diferencial para vender mais.

Ter a ferramenta certa na mão traz mais resultados. Para que o Moskit CRM nascesse, houveram vários testes com diversos softwares do mercado. A ideia era criar um produto com uma interface amigável e funcionalidades que otimizam o trabalho de uma equipe comercial, com foco no relacionamento com o cliente. É um CRM para vendedores e feito por vendedores. Saiba agora como organizar seu processo comercial e vender mais.