Quando se trata de vendas, um CRM é a melhor escolha para você administrar suas vendas. Nele você consegue ter toda a gestão tanto de seus negócios quanto de sua equipe. Contudo, não é raro encontrar vendedores cometendo alguns erros no uso desta plataforma tão útil.

Uma ferramenta como essa vem para somar no seu dia a dia. No entanto, se você não souber como utilizá-la adequadamente, estará dando um tiro no próprio pé, além de deixar de ganhar e produzir adequadamente.

Pensando nisso, listei aqui três práticas que você deve evitar ao usar o seu CRM, garantindo assim a eficiência da ferramenta no seu setor de vendas.

Poupar investimentos

Essa é mais clássica e comum de todas. Qual gestor não quer gastar o mínimo possível com as ferramentas necessárias para poder produzir?
Só que muitas vezes, escolher o mais barato sairá caro no futuro. Por isso invista o tempo necessário e receita suficiente para que tenha um software com todas os parâmetros necessários para seu trabalho.

O mínimo? Um cadastro fácil de clientes e negócios, somado com uma gestão eficaz das negóciações ganhas e perdidas. Isso somado com outros detalhes, como uma linha do tempo, agendamento de atividades, integração com Whatsapp e envio de e-mails direto da plataforma torna cada vez mais fácil a rotina da equipe e faz-se necessária a escolha de um bom CRM.

Liste todas as suas necessidades, saiba as tendências do mercado e escolha o melhor para o seu negócio.

Assine newsletter moskit

Compartilhar usuário

Não é de hoje que o maior problema de muitas empresas é a falta de investimentos necessários na ferramenta de CRM. O mais comum é não saberem que cada vendedor precisa ter um acesso individual. Só assim, você gestor, terá um controle 100% eficaz de toda a produtividade de sua equipe.

O compartilhamento de usuário torna impossível distinguir o que foi feito por cada um dos vendedores e a detecção da origem de algum erro. As informações do CRM tornam-se uma grande icógnita para o gerente da empresa.

Isso praticamente impossibilita a percepção de lacunas e possíveis pontos de melhoria no processo comercial.

Outro problema que o compartilhamento de usuários traz é a impossibilidade de dois ou mais usuários conectados ao mesmo tempo, permitindo que apenas um vendedor utilize o sistema por vez.

Não agendar tarefas

Esse é um dos maiores e mais comuns problemas encontrados em clientes.

Certa vez, em uma consultoria para um cliente, ao abrir o CRM, logo de início, vimos que haviam inúmeras atividades atrasadas. Quando questionamos os responsáveis pela ferramenta, eles disseram que aquelas já estavam feitas, porém "esqueceram" finalizar no sistema.

Logo de início é possível enxergar o mal uso da ferramenta. Sem um agendamento de atividades adequado, eles perdiam totalmente a garantia de que os clientes foram atendidos ou não.

Se não geraram um registro do que foi tratado naquela ocasião, como pensam em abordar o cliente na próxima negociação?

Um bom gestor é aquele que instrui toda a sua equipe a finalizar e relatar tudo que foi feito junto ao cliente. Não importa se o cliente não atendeu uma ligação ou adiou a conversa. Tudo precisa estar relatado numa tentativa de atividade. Só assim suas métricas e trabalhos conseguirão ser bem mensurados.

Existem vários outros problemas que encontramos em nosso dia a dia, auxiliando as pessoas no uso do Moskit. O maior problema encontrado é a resistência aos novos processos.

O mundo tem avançado cada vez mais, os clientes estão mais exigentes, os concorrentes mais atualizados e as ferramentas mais modernas. Se não nos moldarmos as nossas tendências do mercado e superarmos nossa concorrência, certamente ficaremos para trás.

Nós do Moskit, estamos a todo momento batendo na tecla de que um CRM não vai funcionar sem que você invista algum tempo trabalhando e revisando os processos, criando atividades e gerando relatórios. Tudo isso fará com que você consiga medir seus esforços, garantindo assim um melhor direcionamento naquelas ações que têm sido mais falhas e melhorar ainda mais suas vendas.

Não deixe para depois, revise como está usando sua ferramenta, saiba como aumentar ainda mais suas vendas e torne-se um gestor de sucesso.

Se você ainda não conhece a estratégia de CRM e quer saber mais como ela pode ajudar você e sua empresa a faturar mais. Clique aqui e faça um teste grátis no Moskit.

Teste grátis Moskit